Ministrações da Palavra de Deus.

LEVANDO A PALAVRA

HEBREUS – 1:1,2 – 1.Havendo DEUS outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2. A nós falou-nos nestes últimos dias pelo filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez o mundo.

(Do latin communicatione) Segundo o Dicionário Michaelis

1- Ação, efeito ou meio de comunicar. 2- Aviso, informação; participação; transmissão de uma ordem ou reclamação. 3- Transmissão. 4- Relação, correspondência fácil; trato, amizade. 5-Processo pelo qual idéias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social. 6-  Meios para conservar as relações entre diversos exércitos ou corpos de exército que operam conjuntamente. 7- Lugar por onde se passa de um ponto para outro. 8- Figura que consiste em o orador tomar o auditório por árbitro da causa que defende, mostrando-se disposto a conformar-se com o que venha a ser decidido. 

DEUS nos deu vário sentidos através dos quais nos comunicamos, seja via oral, por meio das palavras, seja via gestual, através do toque, da linguagem muda, das mímicas, dos gestos, através da cominação Global Internet, este meio com que falo com você agora, etc.

Desejo me ater à comunicação oral e também ao fato de como ela pode ser produtiva na pregação do evangelho.

COMUNICAÇÃO.

Primeiro - A verdadeira comunicação oral começa com DEUS: “ Havendo DEUS”...

Segundo - comunicação tem um objetivo: “aos pais”...

Terceiro - A comunicação tem meditações: “pelos profetas”

Quarto - A comunicação é  dinâmica e constante: “muitas vezes e de muitas maneira”.

Quinto - A verdadeira comunicação é interpretada de vida – “nos falou pelo FILHO”.

A COMUNICAÇÃO ORAL.

O objetivo – visualize o que você quer atingir. Com quem você deseja se comunicar?

O conteúdo - conceitos compreensíveis – JESUS usou parábolas, uma linguagem comum e popular.

Quando ainda estava no seminário, tínhamos uma matéria chamada, RELACIONAMENTOS INTERPESSOIAIS. Que nos ensina que o ministro de DEUS, não tem cor, raça, não tem idioma, ou seja, minha cor é a sua cor, sou da sua raça, e falo a sua língua, DEUS não faz acepção de pessoas.

Use uma linguagem certa e adaptada. Às vezes, o cristão fala um dialeto “evangeliquês’, que só ele compreende. Cuidado com o chavões “igrejeiros”.

 

A cultura – JESUS respeitou a cultura e os costumes, sem se escravizar e dominar por eles. JESUS usa exemplos da cultura para se comunicar. Em Portugal, você mantém um excelente contato com alguém tomando um copo de vinho, pois isto é muito comum lá.

Chegar para um português e dizer que: “VINHO É PECADO” é a mesma coisa que bloquear a comunicação.

A imaginação – Na linguagem oral você faz com que alguém possa ver, de maneira muito bonita ou muito feia, aquilo que está descrevendo.

INSTRUMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL.

Fontes de comunicação:

A Bíblia – bases e princípios.

Leitura – conhecimento.

Mídia em geral – (Jornal, televisão, rádio...) atualização e contextualização.

Instrumento básico:

Falar para construir e ajudar - Salmo – 34:13 – Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.

Falar para louvar a DEUS - Salmo – 35:28 – E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia.

Falar para curar, para animar, para alentar - Provérbio – 12:18 – Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.

Amados irmãos a língua é fonte de muito poder e deve ser usada como instrumento de comunicação oral positivamente.

Conta-se que em Londres um homem, todos os dias, ia a um jardim muito bonito e falava, dirigindo-se às plantas: “EU ODEIO FLORES, EU ODEIO PLANTAS, EU ODEIO A NATAREZA.”

Tosos os dias, ele fazia isso. Depois de alguns meses, as flores começaram a murchar, as plantas a secarem e todo o jardim foi destruído.

Use sua língua para construir coisas bonitas na vida do seu próximo. De uma oportunidade para que ele reconheça seus erros e saia da situação que está para outra bem melhor.

DEUS TE ABENÇOE... 

CONFLITOS TEOLOGICOS

Eclesiastes – 4:9-12 – Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

O rei Salomão, instrumento divino para nos trazer estas palavras, não estava falando especificamente sobre o casamento; ele falava sobre um exemplo de unidade que cabe num relacionamento de amigos, de parceiros de trabalho e ainda outros. E embora estas palavras não se apliquem exclusivamente ao matrimônio, este princípio bíblico também não exclui, em hipótese alguma, a relação conjugal. E é dentro deste contexto, da vida do casal, que queremos buscar entender não apenas o texto em si, mas como estas verdades se relacionam com outras declarações bíblicas acerca do casamento. O escritor de Eclesiastes menciona quatro áreas onde o companheirismo faz toda a diferença e justifica a afirmação de que é melhor serem dois do que um. São elas:

DEUS fez o homem para ter uma companheira e viver em sociedade. O primeiro e mais fundamental núcleo da sociedade é a família, a qual se constitui a partir do casamento, da união entre um homem e uma mulher. “MELHOR É SEREM DOIS”.

O GANHO TEM MAIS SIGNIFICADO.

Ganhar sem ter ninguém para repartir é inútil. É muito bom conquistar uma vitória, o primeiro desejo que temos é de correr e contar a alguém, alguém sempre existirá, mas alguém especial é muito importante. Se você já tem cuide, se não tem ore DEUS te dará a sua coluna.

Ganhar e compartilhar com alguém é gratificante. Quando vencemos qualquer obstáculo podemos ver a alegria no rosto das pessoas amadas a nossa volta, mas a alegria de quem nos ama é algo indescritível.

Ganhar para investir junto com alguém fortalece o relacionamento. Quando eu estou colocando tudo em um relacionamento, eu estou declarando ao mundo que não estou só, que este investimento é, e será sempre dividido, não importando se é para mais ou para menos, o que eu sei é que quando se tem esta parceria, esta comunhão, esta cumplicidade de amor, por maior que seja até o prejuízo, sempre é para mais, pois sempre serão dois para conduzir as alegrias e dividir as tristezas. “MELHOR É SEREM DOIS”.

O FRACASSO NUNCA É TOTAL.

Em caso de queda:

Queda moral – exercício do perdão – “um levanta o outro”.

Queda espiritual – investimento na oração – “um levanta o outro”.

Queda psicológica – atitude de compreensão – “um levanta o outro”.

Queda financeira – incentivo e otimismo – “uma levanta o outro”.

“MELHOR É SEREM DOIS”.

O FRIO NÃO OS VENCERÁ.

O dia a dia traz a frieza, o descaso, o comodismo. Manter o calor do relacionamento, do romance é fundamental para vencer a frieza da vida. Quando nos colocamos com união a força aumenta.

“MELHOR É SEREM DOIS”.

OS INIMIGOS NÃO IRÃO VENCÊ-LOS.

A pratica da solidariedade, do compromisso a dois. A luta de um é a luta do outro.

“MELHOR É SEREM DOIS”.

Casamento é mais que uma união de duas pessoas; é uma sociedade na qual os dois são parte integrante.

Sabe amados nós temos pela misericórdia de DEUS, aconselhado muitos casais, muitos jovens, homens e mulheres.

Alguns casais estão deixando o primeiro amor, deixando os sonhos, deixando de investir na sua própria felicidade, por terem esquecidos que“MELHOR É SEREM DOIS”.

1) Parceria   -   2) Suporte   -   3) Cuidado   -   4) Proteção

Sem estas quatro expressões de companheirismo talvez fosse melhor declarar que é melhor ser um do que dois, uma vez que os benefícios que justificam esta afirmação deixaram de estar presentes. Queremos refletir um pouco sobre cada um deles.

PARCERIA

O primeiro benefício mencionado Palavra de que é melhor serem dois do que um é que os dois terão “melhor paga do trabalho”. Isto fala de duas coisas: da parceria nas conquistas e de sinergia, que é o resultado desta parceria.

Primeiramente queremos analisar a visão de parceria e como isto se encaixa na união matrimonial. A mulher foi criada por Deus para ser uma auxiliadora idônea, capaz Gênesis 2.18. Isto significa que o homem não foi criado por Deus para conquistar sozinho e, somente depois, partilhar o “despojo” com sua esposa. Mesmo tendo a responsabilidade de provedor, o homem precisa viver a relação de parceria em cada conquista no casamento. Deus reconheceu que o homem precisaria de ajuda e, ao criar à mulher a fez com toda capacidade de prover ajuda!

Isto fala não só das conquistas materiais e geração de renda. Embora a palavra hebraica traduzida como “paga do trabalho” seja “sakar” – que significa “soldo, salário, pagamento” – ela também tem o significado de “recompensa”. O casamento é uma parceria contínua! Desde a procriação, cuidado, provisão e educação dos filhos até os ganhos materiais e financeiros o casal deve caminhar em parceria. Mesmo sendo o cabeça do lar e tendo a responsabilidade final nas decisões, o esposo deve ouvir os conselhos de sua esposa e incluí-la em seus projetos.

Se cada um quiser viver por si, como se fossem dois solteiros dividindo a mesma cama e o mesmo teto, não poderão dizer que é melhor serem dois do que um.

A beleza da parceria, além do companheirismo e cumplicidade nas conquistas, pode também ser vista nos resultados. Melhor paga do trabalho não significa um salário que é dobrado para depois ser repartido entre os dois; isto não faria a menor diferença! Se cada um sozinho ganha quatro mil reais e pode ficar com tudo para si, qual é a vantagem de juntarem suas rendas que, totalizadas, chegam a oito mil reais e depois dividi-la em dois voltando ao resultado inicial?

Deuteronômio 32:30 –  “Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha lhos não vendera, e o Senhor lhos não entregara?”

Levítico  26:7-9 – “Perseguireis os vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós. Cinco de vós perseguirão a cem, e cem dentre vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós. Para vós outros olharei, e vos farei fecundos, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.”

Falando das batalhas que o povo de Israel iria travar ao entrar na terra Prometida, Moisés, da parte de Deus, fala aos hebreus que um deles perseguiria mil, mas dois juntos não somariam os resultados para dois mil, mas o multiplicariam para dez mil! Também afirma que cinco perseguiriam a cem (o equivalente a vinte pessoas por perseguidor), mas cem perseguiriam a dez mil (o equivalente a cem pessoas por perseguidor). Isto é sinergia. Tanto em um exemplo como no outro vemos que neste tipo de parceria os resultados não se somam, se multiplicam. Podemos trazer este princípio para o planejamento familiar, para a criação dos filhos, para o trabalho e conquistas materiais e, não só para a dimensão natural, mas também para a espiritual: a vida de oração do casal. Aprenda a incluir a participação de sua esposa em tudo que faz.

Porém, se os cônjuges decidem viver cada um por si, sem a dimensão de parceria proposta nas Escrituras, não poderá se dizer que é melhor serem dois do que um… Reveja estes valores em seu casamento. Não deixe de buscar viver esta poderosa parceria. O casamento não é apenas duas pessoas que decidiram viver juntas, é o ato de construírem juntos uma vida!

SUPORTE

Outra característica importante do companheirismo e que valida a afirmação de que é melhor serem dois do que um, é o suporte. A Escritura Sagrada declara que “se caírem, um levanta o companheiro”. Nos momentos de altos e baixos que enfrentamos, o que está melhor ajuda o outro. Encorajamento, apoio, suporte, são essenciais a união matrimonial.

Muitas pessoas entram com a motivação e expectativa errada no matrimônio; elas entram na aliança matrimonial pensando muito mais em receber do que em oferecer algo. Esperam que o cônjuge, ou mesmo a própria relação, façam-nas felizes. Porém, como já afirmamos, o fato é que não nos casamos com o único propósito de sermos felizes, mas primeiramente, para fazermos o cônjuge feliz Deuteronômio 24.5. A Palavra de Deus nos ensina que o homem casado deve agradar a sua esposa e vice-versa I Coríntios  7:33,34.

É correto esperar receber suporte do seu cônjuge, mas antes de esperar receber (ou mesmo cobrar esta atitude), devemos oferecer suporte! Estamos falando dos padrões de Deus para o casamento e não do matrimônio segundo o mundo.

Portanto, espera-se dos cônjuges cristãos um comportamento que demonstre maturidade cristã. E esta maturidade nos faz compreender que dar é mais importante do que receber Atos 20:35.

Em sua carta aos coríntios, Paulo declara que “o amor não busca os seus próprios interesses” I Coríntios 13:5. Escrevendo aos Filipenses, o apóstolo também ensina o crente a não olhar só para si, mas para os outros, e afirma o seguinte:

“Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.” Filipenses 2:4.

O Senhor Jesus também nos ensinou (não só com palavras, mas principalmente por seu exemplo) acerca da virtude de servir em vez de apenas buscar ser servido:

“Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Marcos 10:42-45

A maioria das queixas dos casados contra o próprio cônjuge são cobranças do que o outro deveria ter feito. Infelizmente, somos egoístas demais e focados no próprio umbigo! Contudo, quando em vez de somente querer ser servidos, colocamos nossos cônjuges à frente e passamos primeiro a servir, alimentamos um outro ciclo onde nossos cônjuges, em vez de também apenas cobrarem, passarão a também nos servir com alegria. Não é fácil colocar o outro à frente de seus sonhos, projetos e vontades!

Reveja estes valores em seu casamento. Nunca deixe de ser um instrumento divino de apoio e fortalecimento, de consolo e amparo ao seu cônjuge!

CUIDADO

O texto de Eclesiastes também afirma que “se dois dormirem juntos, se aquentarão”. Acredito que isso fala – dentro do contexto da união matrimonial – de levar calor para a vida do companheiro, ajudá-lo a superar os desconfortos da vida, bem como promover pequenas alegrias e cuidados.

Um casal “brigado” normalmente não gosta de dormir junto, porque este é um ato de intimidade. “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o Sol sobre a sua ira, nem deis lugar ao diabo”. Efésios 4:26,27.

Isto significa que um casal nunca deve deixar a ira durar até o dia seguinte; pelo contrário, os cônjuges devem se reconciliar antes de dormir! Mas por que a tendência de um casal que se desentende é dormir separado?

A verdade é que dormir junto fala de intimidade. Também fala do leito do casal e da sua vida sexual. O conceito de amor e intimidade de um casal está fortemente associado ao quarto e à cama. E este tipo de cuidado mútuo não pode faltar.

Porém, aquecer um ao outro é algo que, no casamento, fazemos não só de modo literal, sob cobertas, mas também no âmbito emocional. São conversas, expressões de carinho por meio de palavras, presentes e atitudes que não permitem que o coração do cônjuge se esfrie.

Cuidado não é só prover e arrumar a casa; também fala de coisas pessoais de um para o outro, dos pequenos mimos, de tudo aquilo que mostra que o cônjuge se importa de fato. Quando isso falta, a relação se deteriora, e então, sem estes valores, acabamos tendo que dizer que é melhor ser um do que dois. Reveja a importância do cuidado mútuo em seu casamento. E faça valer a afirmação “é melhor serem dois do que um”.

Finalmente a PROTEÇÃO

O texto de Eclesiastes ainda revela que “se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão”.

Isso fala de proteção, defesa mútua, cobertura recíproca. Quando as batalhas surgem, o casal deve aprender a se unir e resistir juntos. Há muitos tipos de lutas e de inimigos que tentam prevalecer contra nós. Uma delas, é a batalha que é continuamente travada no reino espiritual contra todo cristão (e matrimônio):

Efésios 6:11-13.  – “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis”.

Paulo escreve aos efésios advertindo acerca da realidade da batalha espiritual, mostra claramente quem é o inimigo e revela que, para oferecer resistência, o cristão deve se revestir da armadura de Deus (que é detalhada nos versículos 14 a 17). Mas depois de falar das armas é que ele ensina como se trava esta batalha:

“Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Efésios 6:18.

A oração não é apresentada como uma arma. O ato de orar é a própria guerra onde entramos munidos de toda a armadura de Deus. O primeiro nível de resistência que um casal deve aprender a oferecer é mediante a oração. Temos que cobrir a vida de nosso cônjuge de oração; devemos fazer guerra contra o inimigo (e as circunstâncias) por meio da oração!

 “Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.” Colossenses 4:12.

A palavra grega traduzida como “combatendo” neste versículo é “agonizomai” e, conforme o Léxico da Concordância de Strong, significa: “entrar em uma competição, competir com adverários, lutar, esforçar-se com zêlo extremo, empenhar-se em obter algo”. A versão King James Atualizada traduziu como “guerreando”, a versão Atualizada de Almeida escolheu esta palavra como “esforça-se sobremaneira”, a e a versão Revisada optou por “sempre luta por vós”.

Além da batalha espiritual, que travamos por meio da oração, há outros níveis de resistência a oferecer. É a guerra contra a sensualidade e as propostas de envolvimento sexual ilícito, cujo apelo é cada dia maior. Já nos dez mandamentos, na Antiga Aliança, temos dois mandamentos que envolvem a saúde matrimonial: 1) “não adulterarás” e 2) “não cobiçarás a mulher do próximo”. Portanto, percebemos que Deus sempre tratou disso como uma área que requer cuidado. O apóstolo Paulo advertiu os irmãos de Corinto:

“Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência”. I Coríntios 7:5.

A Bíblia diz que Satanás, como tentador, vai tentar explorar as brechas que os cônjuges dão nesta área. Reconheço, porém, que esta batalha não se trava somente com oração e que o tipo de resistência que o casal deve oferecer contra os ataques sensuais envolve cuidar e suprir as necessidades físicas um do outro. Um cônjuge suprido emocional e sexualmente não estará exposto a este tipo de ataque como aquele que tem sido negligenciado nesta área. Há uma declaração no Livro de Provérbios que nos mostra isto:

“A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce.” Provérbios 27:7.

O casal deve lutar junto, e não um contra o outro. Talvez um dos tipos de defesa que deva ser praticado pelo marido e mulher seja o de proteger ao cônjuge de si mesmo. Muitas vezes existem ataques verbais e emocionais que ferem profundamente ao cônjuge e ainda entristecem ao Espírito Santo:

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.” Efésios 4:29-31.

O matrimônio é o mais profundo laço de relacionamento, supera o dos filhos com seus pais, por isso o homem deixa pai e mãe para se unir à sua mulher Gênesis 2:24. Contudo, muitos cônjuges erram deixando haver interferência dos pais no relacionamento.

Devemos honrar ao pais, isto é bíblico, mas quando os pais (ou sogros) começam a atacar e implicar com seu cônjuge, penso que você deve protegê-lo (a menos que ele esteja realmente insistindo no pecado). Ao longo dos anos de ministério pastoral tenho visto muitos problemas e mágoas causadas por esta falta de cuidado e proteção.

Neste nível de relacionamento, a cobertura recíproca é importantíssima. Nunca descubra seu cônjuge a quem quer que seja; não exponha as fraquezas dele, não o critique em público. Proteja-o de ser ferido emocionalmente!

Estes são ingredientes importantíssimos para um relacionamento: 

Parceria,  SuporteCuidado Proteção.

Sem eles não dá para dizer que é melhor serem dois do que um! Se não trouxermos estes valores e práticas para sua relação conjugal, então, tristemente teremos que reconhecer que é melhor ser um do que dois. Negligenciando estas práticas acabaremos por concluir que era melhor ter ficado solteiro. E muitos casados estão tentando viver sob o mesmo teto como se ainda fossem solteiros; isto tem que mudar, caso contrário, seu relacionamento estará condenado.

Paulo disse aos coríntios: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino” I Coríntios 13.11.

Parafraseando a afirmação do apóstolo, poderíamos dizer: “quando eu era solteiro, falava como solteiro, sentia como solteiro, pensava como solteiro; quando cheguei a ser casado, desisti das coisas próprias de solteiro”.

QUE DEUS ABENÇOE O SEU CASAMENTO...

Pr. Sidney Holanda.

 

É MUITO MELHOR E SEREM DOIS

Eclesiastes – 4:9-12 – Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

O rei Salomão, instrumento divino para nos trazer estas palavras, não estava falando especificamente sobre o casamento; ele falava sobre um exemplo de unidade que cabe num relacionamento de amigos, de parceiros de trabalho e ainda outros. E embora estas palavras não se apliquem exclusivamente ao matrimônio, este princípio bíblico também não exclui, em hipótese alguma, a relação conjugal. E é dentro deste contexto, da vida do casal, que queremos buscar entender não apenas o texto em si, mas como estas verdades se relacionam com outras declarações bíblicas acerca do casamento. O escritor de Eclesiastes menciona quatro áreas onde o companheirismo faz toda a diferença e justifica a afirmação de que é melhor serem dois do que um. São elas:

DEUS fez o homem para ter uma companheira e viver em sociedade. O primeiro e mais fundamental núcleo da sociedade é a família, a qual se constitui a partir do casamento, da união entre um homem e uma mulher. “MELHOR É SEREM DOIS”.

O GANHO TEM MAIS SIGNIFICADO.

Ganhar sem ter ninguém para repartir é inútil. É muito bom conquistar uma vitória, o primeiro desejo que temos é de correr e contar a alguém, alguém sempre existirá, mas alguém especial é muito importante. Se você já tem cuide, se não tem ore DEUS te dará a sua coluna.

Ganhar e compartilhar com alguém é gratificante. Quando vencemos qualquer obstáculo podemos ver a alegria no rosto das pessoas amadas a nossa volta, mas a alegria de quem nos ama é algo indescritível.

Ganhar para investir junto com alguém fortalece o relacionamento. Quando eu estou colocando tudo em um relacionamento, eu estou declarando ao mundo que não estou só, que este investimento é, e será sempre dividido, não importando se é para mais ou para menos, o que eu sei é que quando se tem esta parceria, esta comunhão, esta cumplicidade de amor, por maior que seja até o prejuízo, sempre é para mais, pois sempre serão dois para conduzir as alegrias e dividir as tristezas. “MELHOR É SEREM DOIS”.

O FRACASSO NUNCA É TOTAL.

Em caso de queda:

Queda moral – exercício do perdão – “um levanta o outro”.

Queda espiritual – investimento na oração – “um levanta o outro”.

Queda psicológica – atitude de compreensão – “um levanta o outro”.

Queda financeira – incentivo e otimismo – “uma levanta o outro”.

“MELHOR É SEREM DOIS”.

O FRIO NÃO OS VENCERÁ.

O dia a dia traz a frieza, o descaso, o comodismo. Manter o calor do relacionamento, do romance é fundamental para vencer a frieza da vida. Quando nos colocamos com união a força aumenta.

“MELHOR É SEREM DOIS”.

OS INIMIGOS NÃO IRÃO VENCÊ-LOS.

A pratica da solidariedade, do compromisso a dois. A luta de um é a luta do outro.

“MELHOR É SEREM DOIS”.

Casamento é mais que uma união de duas pessoas; é uma sociedade na qual os dois são parte integrante.

Sabe amados nós temos pela misericórdia de DEUS, aconselhado muitos casais, muitos jovens, homens e mulheres.

Alguns casais estão deixando o primeiro amor, deixando os sonhos, deixando de investir na sua própria felicidade, por terem esquecidos que“MELHOR É SEREM DOIS”.

1) Parceria   -   2) Suporte   -   3) Cuidado   -   4) Proteção

Sem estas quatro expressões de companheirismo talvez fosse melhor declarar que é melhor ser um do que dois, uma vez que os benefícios que justificam esta afirmação deixaram de estar presentes. Queremos refletir um pouco sobre cada um deles.

PARCERIA

O primeiro benefício mencionado Palavra de que é melhor serem dois do que um é que os dois terão “melhor paga do trabalho”. Isto fala de duas coisas: da parceria nas conquistas e de sinergia, que é o resultado desta parceria.

Primeiramente queremos analisar a visão de parceria e como isto se encaixa na união matrimonial. A mulher foi criada por Deus para ser uma auxiliadora idônea, capaz Gênesis 2.18. Isto significa que o homem não foi criado por Deus para conquistar sozinho e, somente depois, partilhar o “despojo” com sua esposa. Mesmo tendo a responsabilidade de provedor, o homem precisa viver a relação de parceria em cada conquista no casamento. Deus reconheceu que o homem precisaria de ajuda e, ao criar à mulher a fez com toda capacidade de prover ajuda!

Isto fala não só das conquistas materiais e geração de renda. Embora a palavra hebraica traduzida como “paga do trabalho” seja “sakar” – que significa “soldo, salário, pagamento” – ela também tem o significado de “recompensa”. O casamento é uma parceria contínua! Desde a procriação, cuidado, provisão e educação dos filhos até os ganhos materiais e financeiros o casal deve caminhar em parceria. Mesmo sendo o cabeça do lar e tendo a responsabilidade final nas decisões, o esposo deve ouvir os conselhos de sua esposa e incluí-la em seus projetos.

Se cada um quiser viver por si, como se fossem dois solteiros dividindo a mesma cama e o mesmo teto, não poderão dizer que é melhor serem dois do que um.

A beleza da parceria, além do companheirismo e cumplicidade nas conquistas, pode também ser vista nos resultados. Melhor paga do trabalho não significa um salário que é dobrado para depois ser repartido entre os dois; isto não faria a menor diferença! Se cada um sozinho ganha quatro mil reais e pode ficar com tudo para si, qual é a vantagem de juntarem suas rendas que, totalizadas, chegam a oito mil reais e depois dividi-la em dois voltando ao resultado inicial?

Deuteronômio 32:30 –  “Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha lhos não vendera, e o Senhor lhos não entregara?”

Levítico  26:7-9 – “Perseguireis os vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós. Cinco de vós perseguirão a cem, e cem dentre vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós. Para vós outros olharei, e vos farei fecundos, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.”

Falando das batalhas que o povo de Israel iria travar ao entrar na terra Prometida, Moisés, da parte de Deus, fala aos hebreus que um deles perseguiria mil, mas dois juntos não somariam os resultados para dois mil, mas o multiplicariam para dez mil! Também afirma que cinco perseguiriam a cem (o equivalente a vinte pessoas por perseguidor), mas cem perseguiriam a dez mil (o equivalente a cem pessoas por perseguidor). Isto é sinergia. Tanto em um exemplo como no outro vemos que neste tipo de parceria os resultados não se somam, se multiplicam. Podemos trazer este princípio para o planejamento familiar, para a criação dos filhos, para o trabalho e conquistas materiais e, não só para a dimensão natural, mas também para a espiritual: a vida de oração do casal. Aprenda a incluir a participação de sua esposa em tudo que faz.

Porém, se os cônjuges decidem viver cada um por si, sem a dimensão de parceria proposta nas Escrituras, não poderá se dizer que é melhor serem dois do que um… Reveja estes valores em seu casamento. Não deixe de buscar viver esta poderosa parceria. O casamento não é apenas duas pessoas que decidiram viver juntas, é o ato de construírem juntos uma vida!

SUPORTE

Outra característica importante do companheirismo e que valida a afirmação de que é melhor serem dois do que um, é o suporte. A Escritura Sagrada declara que “se caírem, um levanta o companheiro”. Nos momentos de altos e baixos que enfrentamos, o que está melhor ajuda o outro. Encorajamento, apoio, suporte, são essenciais a união matrimonial.

Muitas pessoas entram com a motivação e expectativa errada no matrimônio; elas entram na aliança matrimonial pensando muito mais em receber do que em oferecer algo. Esperam que o cônjuge, ou mesmo a própria relação, façam-nas felizes. Porém, como já afirmamos, o fato é que não nos casamos com o único propósito de sermos felizes, mas primeiramente, para fazermos o cônjuge feliz Deuteronômio 24.5. A Palavra de Deus nos ensina que o homem casado deve agradar a sua esposa e vice-versa I Coríntios  7:33,34.

É correto esperar receber suporte do seu cônjuge, mas antes de esperar receber (ou mesmo cobrar esta atitude), devemos oferecer suporte! Estamos falando dos padrões de Deus para o casamento e não do matrimônio segundo o mundo.

Portanto, espera-se dos cônjuges cristãos um comportamento que demonstre maturidade cristã. E esta maturidade nos faz compreender que dar é mais importante do que receber Atos 20:35.

Em sua carta aos coríntios, Paulo declara que “o amor não busca os seus próprios interesses” I Coríntios 13:5. Escrevendo aos Filipenses, o apóstolo também ensina o crente a não olhar só para si, mas para os outros, e afirma o seguinte:

“Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.” Filipenses 2:4.

O Senhor Jesus também nos ensinou (não só com palavras, mas principalmente por seu exemplo) acerca da virtude de servir em vez de apenas buscar ser servido:

“Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Marcos 10:42-45

A maioria das queixas dos casados contra o próprio cônjuge são cobranças do que o outro deveria ter feito. Infelizmente, somos egoístas demais e focados no próprio umbigo! Contudo, quando em vez de somente querer ser servidos, colocamos nossos cônjuges à frente e passamos primeiro a servir, alimentamos um outro ciclo onde nossos cônjuges, em vez de também apenas cobrarem, passarão a também nos servir com alegria. Não é fácil colocar o outro à frente de seus sonhos, projetos e vontades!

Reveja estes valores em seu casamento. Nunca deixe de ser um instrumento divino de apoio e fortalecimento, de consolo e amparo ao seu cônjuge!

CUIDADO

O texto de Eclesiastes também afirma que “se dois dormirem juntos, se aquentarão”. Acredito que isso fala – dentro do contexto da união matrimonial – de levar calor para a vida do companheiro, ajudá-lo a superar os desconfortos da vida, bem como promover pequenas alegrias e cuidados.

Um casal “brigado” normalmente não gosta de dormir junto, porque este é um ato de intimidade. “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o Sol sobre a sua ira, nem deis lugar ao diabo”. Efésios 4:26,27.

Isto significa que um casal nunca deve deixar a ira durar até o dia seguinte; pelo contrário, os cônjuges devem se reconciliar antes de dormir! Mas por que a tendência de um casal que se desentende é dormir separado?

A verdade é que dormir junto fala de intimidade. Também fala do leito do casal e da sua vida sexual. O conceito de amor e intimidade de um casal está fortemente associado ao quarto e à cama. E este tipo de cuidado mútuo não pode faltar.

Porém, aquecer um ao outro é algo que, no casamento, fazemos não só de modo literal, sob cobertas, mas também no âmbito emocional. São conversas, expressões de carinho por meio de palavras, presentes e atitudes que não permitem que o coração do cônjuge se esfrie.

Cuidado não é só prover e arrumar a casa; também fala de coisas pessoais de um para o outro, dos pequenos mimos, de tudo aquilo que mostra que o cônjuge se importa de fato. Quando isso falta, a relação se deteriora, e então, sem estes valores, acabamos tendo que dizer que é melhor ser um do que dois. Reveja a importância do cuidado mútuo em seu casamento. E faça valer a afirmação “é melhor serem dois do que um”.

Finalmente a PROTEÇÃO

O texto de Eclesiastes ainda revela que “se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão”.

Isso fala de proteção, defesa mútua, cobertura recíproca. Quando as batalhas surgem, o casal deve aprender a se unir e resistir juntos. Há muitos tipos de lutas e de inimigos que tentam prevalecer contra nós. Uma delas, é a batalha que é continuamente travada no reino espiritual contra todo cristão (e matrimônio):

Efésios 6:11-13.  – “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis”.

Paulo escreve aos efésios advertindo acerca da realidade da batalha espiritual, mostra claramente quem é o inimigo e revela que, para oferecer resistência, o cristão deve se revestir da armadura de Deus (que é detalhada nos versículos 14 a 17). Mas depois de falar das armas é que ele ensina como se trava esta batalha:

“Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Efésios 6:18.

A oração não é apresentada como uma arma. O ato de orar é a própria guerra onde entramos munidos de toda a armadura de Deus. O primeiro nível de resistência que um casal deve aprender a oferecer é mediante a oração. Temos que cobrir a vida de nosso cônjuge de oração; devemos fazer guerra contra o inimigo (e as circunstâncias) por meio da oração!

 “Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.” Colossenses 4:12.

A palavra grega traduzida como “combatendo” neste versículo é “agonizomai” e, conforme o Léxico da Concordância de Strong, significa: “entrar em uma competição, competir com adverários, lutar, esforçar-se com zêlo extremo, empenhar-se em obter algo”. A versão King James Atualizada traduziu como “guerreando”, a versão Atualizada de Almeida escolheu esta palavra como “esforça-se sobremaneira”, a e a versão Revisada optou por “sempre luta por vós”.

Além da batalha espiritual, que travamos por meio da oração, há outros níveis de resistência a oferecer. É a guerra contra a sensualidade e as propostas de envolvimento sexual ilícito, cujo apelo é cada dia maior. Já nos dez mandamentos, na Antiga Aliança, temos dois mandamentos que envolvem a saúde matrimonial: 1) “não adulterarás” e 2) “não cobiçarás a mulher do próximo”. Portanto, percebemos que Deus sempre tratou disso como uma área que requer cuidado. O apóstolo Paulo advertiu os irmãos de Corinto:

“Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência”. I Coríntios 7:5.

A Bíblia diz que Satanás, como tentador, vai tentar explorar as brechas que os cônjuges dão nesta área. Reconheço, porém, que esta batalha não se trava somente com oração e que o tipo de resistência que o casal deve oferecer contra os ataques sensuais envolve cuidar e suprir as necessidades físicas um do outro. Um cônjuge suprido emocional e sexualmente não estará exposto a este tipo de ataque como aquele que tem sido negligenciado nesta área. Há uma declaração no Livro de Provérbios que nos mostra isto:

“A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce.” Provérbios 27:7.

O casal deve lutar junto, e não um contra o outro. Talvez um dos tipos de defesa que deva ser praticado pelo marido e mulher seja o de proteger ao cônjuge de si mesmo. Muitas vezes existem ataques verbais e emocionais que ferem profundamente ao cônjuge e ainda entristecem ao Espírito Santo:

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.” Efésios 4:29-31.

O matrimônio é o mais profundo laço de relacionamento, supera o dos filhos com seus pais, por isso o homem deixa pai e mãe para se unir à sua mulher Gênesis 2:24. Contudo, muitos cônjuges erram deixando haver interferência dos pais no relacionamento.

Devemos honrar ao pais, isto é bíblico, mas quando os pais (ou sogros) começam a atacar e implicar com seu cônjuge, penso que você deve protegê-lo (a menos que ele esteja realmente insistindo no pecado). Ao longo dos anos de ministério pastoral tenho visto muitos problemas e mágoas causadas por esta falta de cuidado e proteção.

Neste nível de relacionamento, a cobertura recíproca é importantíssima. Nunca descubra seu cônjuge a quem quer que seja; não exponha as fraquezas dele, não o critique em público. Proteja-o de ser ferido emocionalmente!

Estes são ingredientes importantíssimos para um relacionamento: 

Parceria,  SuporteCuidado Proteção.

Sem eles não dá para dizer que é melhor serem dois do que um! Se não trouxermos estes valores e práticas para sua relação conjugal, então, tristemente teremos que reconhecer que é melhor ser um do que dois. Negligenciando estas práticas acabaremos por concluir que era melhor ter ficado solteiro. E muitos casados estão tentando viver sob o mesmo teto como se ainda fossem solteiros; isto tem que mudar, caso contrário, seu relacionamento estará condenado.

Paulo disse aos coríntios: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino” I Coríntios 13.11.

Parafraseando a afirmação do apóstolo, poderíamos dizer: “quando eu era solteiro, falava como solteiro, sentia como solteiro, pensava como solteiro; quando cheguei a ser casado, desisti das coisas próprias de solteiro”.

QUE DEUS ABENÇOE O SEU CASAMENTO...

DIGA NÃO A ANSIEDADE

Mateus  6:19-34 – 19-  Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20-  Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21-  Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 22-  A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23-  Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! 24-  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. 25-  Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26-  Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 27-  E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28-  E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29-  E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30-  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? 31-  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32-  (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33-  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34-  Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Uma das armas do diabo e um dos grandes males dos nossos dias é a ansiedade. Especialmente no que diz respeito ao nosso sustento e ás nossas necessidades. JESUS chama para segui-Lo um grupo de homens, os quais estavam sujeitos às mesmas ansiedades materiais características de toda a espécie humana.

Por exemplo: vamos contextualizar os Apóstolos, e as suas funções nos dias de hoje, Pedro trabalhava numa industria pesqueira; Simão, o Zelote, era um radical de extrema esquerda; Mateus era um fiscal do imposto de renda; Zaqueu era um alto funcionário da fiscalização de impostos da prefeitura de Jericó; André era pescador e foi relações-públicas do colegiado apostólico; Lucas foi um médico que socializou a sua profissão.

Todos estes homens corriam o risco de cair na ansiedade pelos bens materiais.

RAZÕES PARA NÃO CAIRMOS NA ANSIEDADE

O texto nos mostra 8 razões para dizermos não à ansiedade:

1ª. Porque os bens deste mundo podem ser roubados ou deteriorados { V. 19-21 }.

2ª. Porque os bens deste mundo podem poluir a vida com a cobiça { V. 22,23 }. Os olhos são lâmpadas do corpo; porque aquilo que prende a atenção dos nossos olhos pode representar qual o tipo de caráter nós temos e determinar a nossa ligação com o céu ou com os valores deste mundo Provérbios - 23:4,5 – 4-  Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria. 5-  Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia.

3ª. Porque os bens deste mundo exigem do homem uma dedicação de servo, quando o coloca diante de duas opções: ou DEUS ou as riquezas { V. 24 }. A ansiedade é um sentimento dos escravos dos bens materiais.

4ª. Porque uma das estratégias de satanás é fazer o homem lutar por coisas que não tem relação com aquilo que é a sua necessidade básica { V. 25 e Provérbio - 30:8 }. O Espírito, em comunhão com DEUS, é quem determina a plenitude da vida, não o nosso organismo. Pode-se ter uma alimentação saudável, praticar-se esporte diariamente, porém estar sobrevivendo, em relação a plenitude da vida. Assim como não é a roupa bem apresentada que prova o estado de saúde do corpo, muitas pessoas estão gravemente enfermas, no entanto escondendo tal enfermidade por meio de uma aparência bonita.
5ª. A ansiedade impede o homem de possuir as coisas, quando elas lhes são dadas. Porque ele não acredita na promessa dAquele que supre todas as nossas necessidades.

Exemplo: Um pai tem muitas coisas para dar a seus filhos. Todavia, muitos não recebem o que o pai tem para lhes dar, pois não acreditam nisso; por isso não pedem; e, não pedindo, tornam-se ansiosos, tentando consegui-las através de outros meios.

6ª. A ansiedade sobrevém, quando não se crê no senso dos valores de DEUS { V. 26 }. Creia que você tem valor para DEUS, confiando em que Ele sabe o que é melhor pra você.

7ª. A ansiedade não prolonga a vida; ela não pode aumentar os anos da existência humana { V. 27 }.

8ª. A ansiedade não produz fé, porque ela não descansa na provisão diária de DEUS { V. 30 e Salmo - 37:25 }.

DEUS sabe e conhece quais as necessidades humanas, dando-nos o que precisamos e não o que queremos { V. 31,32 }.

Hoje não é o dia de nos preocuparmos com o amanhã { V. 34 }: se você pode solucionar ou impedir um problema que vai estourar amanhã ou no próximo mês, faça algo no sentido de resolve-lo.

"Aprenda o segredo do sustento":

- Colocando DEUS como prioridade em sua vida. Antes de qualquer atitude, gesto, pensamento, pense como o SENHOR agiria e faça igual.

- Trabalhando pela expansão do Reino de DEUS. Faça pelo seu próximo como você gostaria que fosse com você; ame seu próximo e lhe entregue o recado de Salvação que esta gravado em seu coração com a obra da cruz em sua vida.

- Vivendo a verdade do Reino de DEUS Provérbios - 12:17 – O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano.  Mostre-se ao mundo sendo Luz, dissipando as trevas que estão segando o entendimento de pessoas a sua volta, no seu trabalho, na sua faculdade, na sua família, onde você estiver seja LUZ.

Seja, Sal da Terra, você foi escolhido por DEUS para dar tempero a vida deste mundo, dando um sabor de vida onde a morte, dando sabor da cura onde a enfermidade, dando sabor da Salvação através de JESUS que vive e Reina em você e através de você.

Se você pode impedir um problema que vai estourar no dia seguinte, faça algo. Se você não pode fazer nada a respeito, não se angustie antecipadamente.

Eu não gosto quando alguém me fala de um problema às 23:00, por exemplo, ou num feriado, quando tudo está fechado, as pessoas que preciso contatar não podem ser achadas e não há nada que eu possa fazer para solucionar o problema.

"Se não posso fazer nada a respeito agora, por que vamos sofrer. Vamos pensar nisto amanhã, quando poderemos agir.

Não fique ansioso, DEUS CUMPRE O  QUE PROMETE.

Se por acaso estiver ansioso entre em contato conosco e juntos buscaremos meios na Palavra para liberar esta ansiedade e velo {a}, em Paz.

DEUS TE ABENÇOE...

Pr. Sidney Holanda.  

O MELHOR INVESTIMENTO

Como era que os judeus roubavam a DEUS no Velho Testamento? Vejamos o que diz Malaquias 3:8-10 : 8- Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. 9- Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. 10- Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

O dízimo foi estabelecido por DEUS para o sustento da Sua obra. Os homens tentam sustentar a obra de DEUS através de métodos que não estão na Bíblia, como arraial, bingos, rifa, etc.

Qual a diferença entre dízimos, ofertas e esmolas?

Dízimo é a décima parte de tudo que recebemos. Demonstra a sua obediência a DEUS - Malaquias 3:10.

Oferta é a sua gratidão voluntária de adoração. Demonstra o seu amor a DEUS. Mateus 2:10,11 : 10- Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. 11- E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

Esmola é a doação que é feita em amor para com o próximo necessitado e carente. A esmola agrada o coração de DEUS e terá recompensas - Salmo 41:1-3 : 1- Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. 2- O Senhor o guardará, e o conservará em vida; será abençoado na terra; tu, Senhor não o entregarás à vontade dos seus inimigos. 3- O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu lhe amaciarás a cama na sua doença.

Provérbios 19:17 – O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício.

A Bíblia ensina que a esmola deve ser dada em secreto - Mateus 6:2-4 : 2- Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 3- Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; 4- para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

No Antigo Testamento, o dízimo e as ofertas eram obrigatórios. Agora, no Novo Testamento, devemos dar e até muito mais, porém não com tristeza ou por necessidade, porque DEUS ama quem dá com Alegria - II Coríntios 9:6,7 : 6- Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 7- Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Devemos dar o dízimo e as ofertas com alegria. O mundo pensa que para alguém prosperar financeiramente é preciso tirar dos outros. Porém, a Bíblia ensina que é dando que se recebe - Lucas 6:38 – Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós. É um grande privilégio e prazer, Atos 20:35 – Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.

Veja o exemplo de duas viúvas pobres que deram tudo o que tinham, confiando na promessa de DEUS, que ELE abriria as janelas do céu e derramaria bênção sem medidas - Marcos 12:41-44 : 41- E sentando-se Jesus defronte do cofre das ofertas, observava como a multidão lançava dinheiro no cofre; e muitos ricos deitavam muito. 42- Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou dois leptos, que valiam um quadrante. 43- E chamando ele os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas no cofre; 44- porque todos deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento.

I Reis 17:12-16 : 12- Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. 13- Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho. 14- Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15- Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias. 16- Da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Elias.

Não tenha medo de provar a DEUS nessa área; é ELE quem está mandando. Não vamos esquecer que tudo que temos pertence a DEUS, pois fomos comprados por ELE - I Coríntios 6:19,20 : 19- Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20- Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.

DEUS TE ABENÇOE...

Pr. Sidney Holanda.

 


                                                         

 

 

A PALAVRA DE DEUS NOS DA À VITÓRIA

Josué 1:8 – Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Nossa declaração tem sido: Estamos em Cristo, firmados na Rocha, Jesus. Toda nossa confissão precisa ser favorável à Palavra de Deus. Sabemos que somente Ele, o Senhor, tem resposta para o impossível. Nós vivemos pelas promessas contidas na Palavra, sempre crendo no modelo bíblico, como podemos ver na vida dos patriarcas, como Noé.

Noé
Noé viveu em meio ao pecado de todos os níveis. Ele viveu em meio a um povo embriagado pela imoralidade, entregue aos seus devaneios, sem temor nenhum de Deus. Porém, Noé era a diferença no meio daquele povo.

A Bíblia diz que ele era justo e temente a Deus; homem íntegro. Por suas qualidades que se destacam diante daqueles que viviam sem qualidade de vida, Deus o escolheu para construir a arca. E como se não fosse suficiente, o povo acrescentou mais um pecado à lista quase infindável que possuíam: começaram a zombar de Noé.

Noé ainda teve que enfrentar a zombaria por causa da construção da arca, por obedecer a Deus e seguir fidedignamente Suas ordens. Noé construiu a arca mesmo sem saber como era uma. Ninguém, naquela época, jamais havia visto uma arca, um barco ou coisa parecida.

Podemos crer que a ajuda de Noé era divina e o que o favorecia era a sua credulidade. Deus lhe deu a unção criativa para que construísse aquele grande barco para transportar gente e animais ao mesmo tempo.

Antes de o dilúvio chegar, os animais receberam comando para entrar na arca, o que foi divino, pois entraram em casal, pares de macho e fêmea. Todos entraram na arca, era como se tivessem recebido a revelação melhor do que os homens. Os homens não quiseram entrar, mas os animais sim.

As pessoas não entraram porque procuraram elementos para a própria desgraça. A Bíblia diz que Noé, sua família e os animais entraram na arca. Então, o anjo de Deus fechou a porta por fora. Noé não tinha como abri-la. Fechar a porta por fora ensina-nos que quando o anjo fecha a porta, não há mais jeito.

Como nos dias de Noé, também somos construtores de arcas. Estamos construindo uma arca para Deus, apesar das zombarias. A Visão do MDA Igreja em Células é a arca de Deus para os últimos dias. Muitos já entraram por ela e muitos outros ainda entrarão, em nome de Jesus. Nossa oração deve ser que a porta permaneça aberta e que não se feche.

Todo aquele povo que zombou de Noé e que não deu ouvidos ao seu convite para entrar na arca desonrou não apenas Noé, mas o próprio Deus. E porque as famílias desonraram a Deus e a Noé, tiveram as portas fechadas e não mais puderam entrar.

Temos aprendido que navio, arca, é criação divina e é ministério. Temos aprendido, também, que o inimigo chamado Leviatã tem como uma de suas preferências brincar com navios, com ministérios, com famílias, afundando-os. Precisamos nos levantar e não permitir que isso aconteça. No ano da resposta impossível, mesmo o que afundou ou está ancorado, pode ser levantado novamente, independente do nível em que esteja.

Este é o ano da resposta impossível, entraremos no sobrenatural, nos moveremos no sobrenatural para que os navios, os ministérios, as famílias consigam, novamente, flutuar, caminhar e se mover na direção de Deus. Ele ressuscitará e levantará a sua vida, seu ministério, sua família e tudo o mais que foi rompido, quebrado ou roubado. Isso acontecerá na vida de todos aqueles que decidirem viver no sobrenatural de Deus. Estes terão a resposta impossível em suas vidas.

Não permita que nada nem ninguém afunde, ancore ou movimente o seu navio de forma errada. Você é filho de Deus. Lembre-se de que Deus mandou Noé construir a arca para um objetivo: transportar uma geração. Deus lhe deu um ministério para que você transporte nações. É para isso que Deus lhe concedeu vida e salvação.

Deus trabalha com muitos planos porque sabe que as pessoas precisam ser alcançadas, mesmo as que dizem não para Ele e zombam dos milagres que Ele faz. Noé foi um patriarca que soube obedecer às estratégias que Deus lhe deu; ele não se importou com os zombadores. Noé sabia que a terra estava sendo julgada.
A arca foi construída para a família

A arca foi construída para a família. Depois de tudo isso, Deus confiou à família o cuidado pela arca. Portanto, quanto mais envolvimento familiar, menos risco de se perder mar adentro você terá. Quando a família se une para construir a arca ou quando está em meio ao dilúvio, unida, ela vence, mas separada, entra a derrota.

Deus é um Deus que entra nas causas difíceis, nos momentos de dilúvio para dar a vitória para a família que está unida. Família continua sendo e sempre será o projeto do coração de Deus.

Os que receberam promessas de Deus podem entrar em oração para despertá-lO. É Ele mesmo quem diz que pode e deve ser assim. Noé tinha uma promessa de Deus e por ela ele velou. Deus lembrou-se de Noé, da sua família e dos animais que estavam com ele na arca. O mesmo Ele fará com você em cada uma das promessas, porque Ele não falha jamais.

Coloque a sua família na arca. Deus soprará o vento e quem estiver na arca sobreviverá. Ninguém ficará de fora do sopro que o Senhor dará na sua vida, na sua família, no seu ministério. É o sopro da boca de Deus.

Haverá uma salvação familiar que não poderá ser contada nem medida. Deus fará isso porque Seu projeto envolve família. Através de nossas vidas e nossas famílias, o Nome do Senhor será honrado e engrandecido. De igual forma, seremos honrados por Deus e muitas vidas serão abençoadas.

Os planos de Deus jamais poderão ser frustrados. Construir uma arca do tamanho da arca que Noé construiu para transportar apenas oito pessoas.

Você construirá e alcançará êxito. Você receberá do sopro, do sobrenatural de Deus. O sobrenatural para Noé não foi o dilúvio, mas o sopro. Os que eram justos não entraram no mover do juízo, mas do livramento, porque entraram na arca. A sua família e você não sofrerão dano algum. Quando o vento vier, não será para destruir a sua vida, mas para fazer com que você chegue ao propósito. O vento é a direção divina, o sobrenatural de Deus.

O patriarca, a esposa, os filhos e até os animais foram envolvidos pelo sobrenatural de Deus. É isso que Ele tem para a sua vida e para a sua família. Ninguém governa uma arca no dilúvio. É perda de tempo. Quanto mais você quiser guiar a arca no dilúvio, mais perderá tempo.

Encontramos propostas contrárias ao Reino e ao Evangelho, a estas não devemos ceder; são os ventos contrários. Precisamos nos mover de acordo com o vento de Deus.

Há momentos nos quais o vento sopra, mas não diz para onde vai, apenas devemos ir. Quando o vento soprou na arca, foi para conduzir Noé, a família e os animais em segurança. A arca seguiu rumo ao monte, milimetricamente, encaixou em terra firme, na verdade, na rocha.

O destino do seu ministério e da sua família é entrar na Rocha. Ararat significa abraçado por Deus. Ele soprou o vento para abraçar a arca e colocá-la em segurança. A arca tem que alcançar o seu destino final, de acordo com a vontade de Deus. A sua arca tem que chegar a Ararat. Convide a todos e faça a sua família entrar na arca. É uma ordem de Deus. É chegada a oportunidade para que você cresça, construa, mude. Ouça a Deus, submeta-se a Ele e procure o seu líder, seu discipulador, para buscar a orientação necessária. Essas são as três formas de vencer. O êxito de Noé ao construir a arca foi ouvir a Deus e obedecê-lO.

Deus fará o sobrenatural na sua vida, na sua família e em todas as áreas que você precisar. Tão-somente creia e lembre-se de que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus. Seja construído pela Palavra!

DEUS TE ABENÇOE..

 



 

 

VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR

Lucas 6:43-45 : 43- ”Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto.44- Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas. 45- O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”

Apocalipse 2:4-5 : 4- “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5- Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”

Um dos grandes desafios que temos neste tempo é preservar a essência que recebemos ao aceitar a JESUS CRISTO. O primeiro amor não é uma condição que acontece num primeiro momento da vida cristã, mas é um modo de vida que deve ser constante num servo de DEUS. Porém, não é isso que acontece na vida de muitos de NÓS, justamente por isso que a palavra nos alerta em uma volta à prática do primeiro amor, através do arrependimento. O coração do homem é enganoso e por causa do pecado devemos estar atentos, pois nos últimos tempos por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriaria - Mateus 24:12 – E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

As lutas, as situações podem trazer um endurecimento tornando o interior do homem, morto. Nesta condição, Satanás deseja desviar o foco, tornando os servos de DEUS rebeldes quanto à palavra que é a orientação de DEUS para nós. Devemos estar afinados e com o mesmo sentimento de JESUS nas mais diversas condições de vida - Filipenses 2:5 – Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus.

João 4: 15-18 : 15- “Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la. 16-  Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; 17-  ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; 18-  porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.”

Vemos uma mulher Samaritana que tinha seu interior morto, porque estava acostumada a viver numa situação errada, de pecado. Ela teve cinco maridos... Cinco casamentos que não deram certo e agora estava numa relação ilícita. O discurso dela era vazio, não produzia frutos, vivia de aparência. Achava normal seu modo de viver. Infelizmente, muitas pessoas são roubadas porque deixaram de beber da fonte que é JESUS. Devemos tomar cuidado com o nosso modo de servir ao SENHOR. A religiosidade vem com teorias vazias, devemos sempre guardar o sentimento – a essência daquilo que nos tocou e nos transformou.

Provérbios 4:23 –  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Devemos combater tudo aquilo que se levanta contra o sentimento de servir ao SENHOR, no amor. Quando servir a DEUS está sendo um peso, é sinal que alguma coisa está errada. Alguma porta foi aberta para entrada de sentimentos contrários. Não devemos deixar o inimigo colocar no coração, justificativas do que acontece ou deixou de acontecer; não devemos deixar que o nosso coração torne-se duro julgando as pessoas e a obra de DEUS; não devemos permitir que o inimigo impeça de nos alimentar e ter comunhão com a Igreja, pois isso nos preserva e nos fortalece. Devemos buscar a restauração do amor que esfriou por causa das lutas do dia a dia. Hoje vamos ressuscitar o primeiro amor através da restauração do nosso coração, voltando à essência do sentimento puro e verdadeiro que recebemos ao nascer de novo.

COMO RESSUCITAR O PRIMEIRO AMOR

PRIMEIRO – AVALIE OS SEUS FRUTOS ATUAIS (O QUE VOCÊ TEM PLANTADO PARA COLHER).

Apocalipse 2: 4-5 : 4- “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. 5-  Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”

Essa exortação é profunda e muito séria. A Igreja de Éfeso realizava muitas coisas, porém havia um ativismo, havia uma apostasia no qual eles não percebiam e por causa dessa condição, a unção para realizar estava para ser tirada. Muitas pessoas pensam que estão bem com DEUS porque trabalha, faz, acontece, mas não percebem que caiu num engano, num esfriamento espiritual. Por isso que existem na Igreja pessoas legalistas, religiosas, que julgam se achar no direito de se rebelar, de fazer o seu próprio caminho, não respeitam autoridades. Tudo isso é produto da falta de detectar e corrigir a falha. Devemos lembrar (meditar), arrepender (mudança de atitude) e voltar a praticar as primeiras obras (fazer o certo, na essência do amor). 

SEGUNDO – RESTABELEÇA SUAS PRIORIDADES, REALIZE PARA O SENHOR

Lucas 10: 40-42 : 40- “Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. 41- Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. 42-  Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

Marta precisava ajustar suas prioridades. Aquilo que era importante para ela, não era para o SENHOR. Maria tinha o diferencial que a habitava. Muitas pessoas nos dias de hoje são roubadas porque se deixam envolver com as coisas deste mundo. Deixam de orar, buscar, estar no culto porque tem isso, tem aquilo para fazer. Não podemos deixar a indisciplina, as situações nos roubar. O vigor, a vida estão no SENHOR, quando realizamos para Ele estamos ajustados numa vida de grandes realizações, porque é a Igreja de JESUS aqui na terra que realiza. Devemos, sim, cuidar de tudo, porém é importante estabelecer a prioridade correta. Não troque JESUS por nada, porque este tem sido o motivo do esfriamento da fé e conseqüentemente do roubo nos dias de hoje. Esteja aos pés do SENHOR como Maria e a sua parte não será tirada!

TERCEIRA – VALORIZE A HONRA QUE É TER EM SI, O ESPÍRITO SANTO

II Crônicas 29:11   Filhos meus, não sejais negligentes, pois o SENHOR vos escolheu para estardes diante dele para o servirdes, para serdes seus ministros e queimardes incenso.

O sentimento é mais importante do que a obra em si; fazer por fazer, qualquer um faz. DEUS espera que façamos o melhor e não de qualquer maneira. O sentimento do mundo é: “assim está bom”, “daremos um jeitinho”. No mundo, as pessoas são motivadas pelo salário, pelo reconhecimento das pessoas ou interesses pessoais. Um homem de DEUS deve ser excelente no seu chamado em qualquer situação, pois é motivado pela vontade de DEUS e não por benefícios próprios. Não devemos abrir espaço para contaminações da nossa disposição em servir ao SENHOR. Nestes dias vemos um ataque de Satanás contra a Igreja na tentativa de arrefecer os ânimos, porém a Igreja Apostólica está forte, viva e realizando o melhor para o SENHOR.

QUANDO VOLTAMOS AO PRIMEIRO AMOR:

QUANDO SOMOS RESTAURADOS NA DIGNIDADE, NA HONRA E AUTORIDADE PERDIDAS, LUCAS 15:22 – Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés;QUANDO SOMOS LIBERTOS DE TODA CONFUSÃO E ROUBO; SOMOS RESTITUÍDOS EM TUDO QUE FOMOS ROUBADOS; VOLTAMOS A VIVER A ALEGRIA DA SALVAÇÃO. 

SALMOS 51:12 – Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

Vamos voltar ao Primeiro AMOR e viver a plenitude de DEUS em nossas vidas, desfazendo todo engano e mentira de satanás em nossas vidas.

DEUS TE ABENÇOE... 

A PALAVRA DE DEUS NOS DA À VITÓRIA

Josué 1:8 – Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Nossa declaração tem sido: Estamos em Cristo, firmados na Rocha, Jesus. Toda nossa confissão precisa ser favorável à Palavra de Deus. Sabemos que somente Ele, o Senhor, tem resposta para o impossível. Nós vivemos pelas promessas contidas na Palavra, sempre crendo no modelo bíblico, como podemos ver na vida dos patriarcas, como Noé.

Noé
Noé viveu em meio ao pecado de todos os níveis. Ele viveu em meio a um povo embriagado pela imoralidade, entregue aos seus devaneios, sem temor nenhum de Deus. Porém, Noé era a diferença no meio daquele povo.

A Bíblia diz que ele era justo e temente a Deus; homem íntegro. Por suas qualidades que se destacam diante daqueles que viviam sem qualidade de vida, Deus o escolheu para construir a arca. E como se não fosse suficiente, o povo acrescentou mais um pecado à lista quase infindável que possuíam: começaram a zombar de Noé.

Noé ainda teve que enfrentar a zombaria por causa da construção da arca, por obedecer a Deus e seguir fidedignamente Suas ordens. Noé construiu a arca mesmo sem saber como era uma. Ninguém, naquela época, jamais havia visto uma arca, um barco ou coisa parecida.

Podemos crer que a ajuda de Noé era divina e o que o favorecia era a sua credulidade. Deus lhe deu a unção criativa para que construísse aquele grande barco para transportar gente e animais ao mesmo tempo.

Antes de o dilúvio chegar, os animais receberam comando para entrar na arca, o que foi divino, pois entraram em casal, pares de macho e fêmea. Todos entraram na arca, era como se tivessem recebido a revelação melhor do que os homens. Os homens não quiseram entrar, mas os animais sim.

As pessoas não entraram porque procuraram elementos para a própria desgraça. A Bíblia diz que Noé, sua família e os animais entraram na arca. Então, o anjo de Deus fechou a porta por fora. Noé não tinha como abri-la. Fechar a porta por fora ensina-nos que quando o anjo fecha a porta, não há mais jeito.

Como nos dias de Noé, também somos construtores de arcas. Estamos construindo uma arca para Deus, apesar das zombarias. A Visão do MDA Igreja em Células é a arca de Deus para os últimos dias. Muitos já entraram por ela e muitos outros ainda entrarão, em nome de Jesus. Nossa oração deve ser que a porta permaneça aberta e que não se feche.

Todo aquele povo que zombou de Noé e que não deu ouvidos ao seu convite para entrar na arca desonrou não apenas Noé, mas o próprio Deus. E porque as famílias desonraram a Deus e a Noé, tiveram as portas fechadas e não mais puderam entrar.

Temos aprendido que navio, arca, é criação divina e é ministério. Temos aprendido, também, que o inimigo chamado Leviatã tem como uma de suas preferências brincar com navios, com ministérios, com famílias, afundando-os. Precisamos nos levantar e não permitir que isso aconteça. No ano da resposta impossível, mesmo o que afundou ou está ancorado, pode ser levantado novamente, independente do nível em que esteja.

Este é o ano da resposta impossível, entraremos no sobrenatural, nos moveremos no sobrenatural para que os navios, os ministérios, as famílias consigam, novamente, flutuar, caminhar e se mover na direção de Deus. Ele ressuscitará e levantará a sua vida, seu ministério, sua família e tudo o mais que foi rompido, quebrado ou roubado. Isso acontecerá na vida de todos aqueles que decidirem viver no sobrenatural de Deus. Estes terão a resposta impossível em suas vidas.

Não permita que nada nem ninguém afunde, ancore ou movimente o seu navio de forma errada. Você é filho de Deus. Lembre-se de que Deus mandou Noé construir a arca para um objetivo: transportar uma geração. Deus lhe deu um ministério para que você transporte nações. É para isso que Deus lhe concedeu vida e salvação.

Deus trabalha com muitos planos porque sabe que as pessoas precisam ser alcançadas, mesmo as que dizem não para Ele e zombam dos milagres que Ele faz. Noé foi um patriarca que soube obedecer às estratégias que Deus lhe deu; ele não se importou com os zombadores. Noé sabia que a terra estava sendo julgada.
A arca foi construída para a família

A arca foi construída para a família. Depois de tudo isso, Deus confiou à família o cuidado pela arca. Portanto, quanto mais envolvimento familiar, menos risco de se perder mar adentro você terá. Quando a família se une para construir a arca ou quando está em meio ao dilúvio, unida, ela vence, mas separada, entra a derrota.

Deus é um Deus que entra nas causas difíceis, nos momentos de dilúvio para dar a vitória para a família que está unida. Família continua sendo e sempre será o projeto do coração de Deus.

Os que receberam promessas de Deus podem entrar em oração para despertá-lO. É Ele mesmo quem diz que pode e deve ser assim. Noé tinha uma promessa de Deus e por ela ele velou. Deus lembrou-se de Noé, da sua família e dos animais que estavam com ele na arca. O mesmo Ele fará com você em cada uma das promessas, porque Ele não falha jamais.

Coloque a sua família na arca. Deus soprará o vento e quem estiver na arca sobreviverá. Ninguém ficará de fora do sopro que o Senhor dará na sua vida, na sua família, no seu ministério. É o sopro da boca de Deus.

Haverá uma salvação familiar que não poderá ser contada nem medida. Deus fará isso porque Seu projeto envolve família. Através de nossas vidas e nossas famílias, o Nome do Senhor será honrado e engrandecido. De igual forma, seremos honrados por Deus e muitas vidas serão abençoadas.

Os planos de Deus jamais poderão ser frustrados. Construir uma arca do tamanho da arca que Noé construiu para transportar apenas oito pessoas.

Você construirá e alcançará êxito. Você receberá do sopro, do sobrenatural de Deus. O sobrenatural para Noé não foi o dilúvio, mas o sopro. Os que eram justos não entraram no mover do juízo, mas do livramento, porque entraram na arca. A sua família e você não sofrerão dano algum. Quando o vento vier, não será para destruir a sua vida, mas para fazer com que você chegue ao propósito. O vento é a direção divina, o sobrenatural de Deus.

O patriarca, a esposa, os filhos e até os animais foram envolvidos pelo sobrenatural de Deus. É isso que Ele tem para a sua vida e para a sua família. Ninguém governa uma arca no dilúvio. É perda de tempo. Quanto mais você quiser guiar a arca no dilúvio, mais perderá tempo.

Encontramos propostas contrárias ao Reino e ao Evangelho, a estas não devemos ceder; são os ventos contrários. Precisamos nos mover de acordo com o vento de Deus.

H.á momentos nos quais o vento sopra, mas não diz para onde vai, apenas devemos ir. Quando o vento soprou na arca, foi para conduzir Noé, a família e os animais em segurança. A arca seguiu rumo ao monte, milimetricamente, encaixou em terra firme, na verdade, na rocha.

O destino do seu ministério e da sua família é entrar na Rocha. Ararat significa abraçado por Deus. Ele soprou o vento para abraçar a arca e colocá-la em segurança. A arca tem que alcançar o seu destino final, de acordo com a vontade de Deus. A sua arca tem que chegar a Ararat. Convide a todos e faça a sua família entrar na arca. É uma ordem de Deus. É chegada a oportunidade para que você cresça, construa, mude. Ouça a Deus, submeta-se a Ele e procure o seu líder, seu discipulador, para buscar a orientação necessária. Essas são as três formas de vencer. O êxito de Noé ao construir a arca foi ouvir a Deus e obedecê-lO.

Deus fará o sobrenatural na sua vida, na sua família e em todas as áreas que você precisar. Tão-somente creia e lembre-se de que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus. Seja construído pela Palavra!

DEUS TE ABENÇOE..

  

A GARANTIA DOS NOSSOS BENS

Gênesis 21:27 - “Tomou Abraão ovelhas e bois e deu-os a Abimeleque; e fizeram ambos uma aliança.”

Atos 5:1-9 - “Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?  Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram. Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera. Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.

ABRAÃO CONHECIA O PRINCÍPIO ESPIRITUAL DA ENTREGA:

No seu chamado (Gênesis 12), entregou sua vida e tudo que tinha para mergulhar em sua experiência com Deus,

Quando entrega o dízimo de tudo a Melquisedeque, Em Gênesis 14:18

Quando faz a circuncisão e ali há o derramamento de sangue (Gênesis 17),

Quando se dispõe a entregar Isaque (Gênesis 22).

ANANIAS AO CONTRARIO DEMONSTROU AVAREZA:

Retendo o que não lhe pertencia.

Sendo leviano com valores que pertenciam a Deus e eram sagrados.

Envolvendo outros no seu sentimento de avareza

Dando mal testemunho diante de sua mulher e da igreja

Da mesma forma, enquanto Adão e Eva tinham uma oferta no altar e não tocaram na árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis  2:16-17), eles tinham acesso a toda a riqueza do paraíso.

Mateus 10:39 – “Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.”

Jesus nos ensina a entregar nossa vida, para que nós a tenhamos verdadeiramente.

Mateus 3:10 – “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”

Aqui Deus nos desafia a entregar os dízimos e essa é a única passagem da Bíblia que Deus manda fazer prova Dele, porque esse é um princípio poderoso que Ele estabelece no mundo espiritual para que você tenha habilitação para receber. O inimigo com suas mentiras e sofismas quer roubar essa habilitação da sua vida através da retenção.

QUANDO RESISTO E NÃO ENTREGO O QUE É NECESSÁRIO:

Posso trazer maldição sobre a minha vida  Malaquias 3:9 – Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.

Como Ananias e safira posso habilitar morte. Atos 5:1-5 –  1- Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2-  e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3- Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? 4- Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5- E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto.

Limito a minha colheita e os meus frutos  II Coríntios 9:6 – Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará,

Sou roubado na minha prosperidade Provérbios  3:9 – Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda;

Gênesis 22:15-17 -  “Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do Senhor a Abraão e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei....”

Mas hoje Deus vai falar ao teu coração e você vai ser tomado por esse entendimento, pronto para estabelecer uma aliança com Deus através da sua entrega, como Abraão estabeleceu pela sua fidelidade e desprendimento, e recebeu da parte de Deus, juramento de ser muitíssimo abençoado. Você vai viver o tempo de maior prosperidade da história da sua vida, com o derramar das bênçãos do Senhor.

A SUA ENTREGA TE GARANTE:

UM LUGAR DE HABITAÇÃO NA TERRA

Gênesis 22:19 – “Então, voltou Abraão aos seus servos, e, juntos, foram para Berseba, onde fixou residência.”

Deus vai te dar lugar na terra, você vai parar de andar de um lado para outro, sem rumo e sem direção e viverá um tempo novo, Deus vai te mostrar o lugar da tua habitação aonde ele vai te trazer paz, e colocar em suas mãos as riquezas dessa terra. A tua entrega vai te colocar em um novo patamar de relacionamento com Deus.

PROSPERIDADE E COLHEITA ABUNDANTE

Gênesis  26:12-14c- “Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.”

Isaque, como seu pai, obedeceu ao Senhor abriu mão de ir para o Egito onde havia grande fartura e ficou na terra seca de Gerar. Ali ele entrega a oferta que lhe garante uma colheita multiplicada e uma prosperidade que causava inveja em seus inimigos. Por causa da sua entrega Deus vai prosperar tanto a obra das suas mãos, que os bens e riquezas que te alcançaram serão para te fazer um diferencial nessa terra.

VITÓRIA SOBRE O INIMIGO     

Mateus 3: 11 – “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra;”

Gênesis 22:17 – “que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,”

A tua entrega estabelece uma aliança com Deus que te garante a vitória sobre os seus inimigos. Deus repreende com a sua voz, e a palavra de Deus vai estabelecer a tua vitória. Deus deu a Abraão a promessa através da sua palavra, (Is 55) e a palavra que sai da boca de Deus não volta vazia enquanto ela não cumpre aquilo que lhe apraz. Deus vai cumprir todas as promessas na sua vida, porque a sua entrega, requer diante de Deus, a justiça da Sua palavra. Venha guerra, venha luta, venha gigante, venha o que vier Deus já garantiu a tua vitória por causa da sua entrega.

O MAIOR DOS BENS, QUE É A VIDA ETERNA

Salmo 37:5 – “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.”

Atos 16:31 – “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”

O princípio do relacionamento com Deus é a entrega e Ele entregou primeiro o seu filho para que nós tivéssemos a vida eterna. Essa é a maior entrega, entregar-se aos caminhos de Jesus Cristo, porque Ele é o caminho a verdade e a vida, pare de ter um relacionamento superficial com Deus e mergulhe na sua entrega para viver a plenitude da boa perfeita e agradável vontade de Deus para sua vida, em nome de Jesus!

SEM ENTREGA NÃO HÁ VIDA COM DEUS

(Orar e clamar com o povo para trazer o mover de entrega e a quebra de todas as resistências no ofertar e no dizimar)

DEUS TE ABENÇOE... 

 

LUTE CONTRA A COBIÇA

II Timóteo 2:4 – Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

O Cristão que não tem nenhuma ocupação na obra de Deus está vulnerável á investida satânica. Foi a ociosidade momentânea que derrubou p rei Davi, homem segundo o coração de Deus. Ele cometeu dois graves pecados por ter ficado passeando em seu belo palácio, em Jerusalém, enquanto o seu exército guerreava contra os amonitas. II Samuel 11:1.

Satanás aproveitou aquele momento de ociosidade de Davi para tentá-lo em seu ponto mais vulnerável, a cobiça. E o resultado foi que o rei de Israel caiu desastrosamente em pecado diante de Deus, cometendo um adultério e um homicídio. Assim também acontece com os Cristãos que não tem a sua mente ocupada com as coisas de Deus.

Devemos orar para que os fracos na fé sejam revestidos de poder pelo Espírito Santo, para enfrentarem e vencerem as tentações da carne. Ajude-os a remover os obstáculos que os impedem  de continuar a sua caminhada para o Céu.

Vigie e ore. Mantenha-se alerta contra o laço do passarinheiro. Tenha cuidado para não se embaraçar com os negócios desta vida. Persevere, e você será mais do que vencedor em Cristo Jesus. Romanos 8:37.

O QUE NÃO DEVEMIOS COBIÇAR?

“Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” Êxodo 20:17.

Um dos mandamentos ensinados ao povo foi para que não cobiçassem nada que estivesse em posse de outro irmão. NADA. Nem a mulher, nem empregados, nem finanças, nada que não lhe pertencesse.

A cobiça é uma semente que gera fruto de morte. É como uma tríade:

PRIMEIRO – Cobiça.

SEGUNDO – Semente que dá fruto.

TERCEIRO – Fruto que gera morte.

Toda cobiça gera um pecado de morte, porque a cobiça é um desejo desordenado por aquilo que não nos pertence. Tanto na área física, moral, afetiva e espiritual. Tudo o que envolve e desequilibra as emoções está relacionado a uma cobiça.

Toda pessoa em desordem emocional está debaixo de uma cobiça. A cobiça desordena o homem interior exatamente para descredibilizar a sua conquista. Todos que perderam uma conquista estão envolvidos em dois problemas: ou cobiçou ou foi cobiçado.

A junção destes dois espíritos, daquele que cobiçou e daquele que foi cobiçado, entra com um impacto no mundo espiritual e destrói a pessoa, ainda que ela tenha galgado êxito no que estava realizando. É uma junção maligna que anula a conquista de qualquer líder, qualquer discípulo.

A Bíblia diz que um dia os profetas estavam com fome e colheram colocíntidas. Ao fazerem um tipo de comida com as colocíntidas, perceberam que era veneno. Então, há fruto que, ao comer, descobrimos que é comida venenosa, não é alimento. Há fruto que é alimento, mas não é comida. Mas tem fruto que é alimento e comida ao mesmo tempo. Assim como existe fruto que é só morte.

“E, voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu servo: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas. Então um deles saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela enchendo a sua capa de colocíntidas; e veio, e as cortou na panela do caldo; porque não as conheciam. Assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer.” II Reis 4:38-40.

Profetas quando comem o fruto precipitadamente morrem. A Bíblia diz que a ordem era para fazer comida que servisse de alimento para os profetas. Mas um deles foi pelo caminho, viu uma árvore frutífera que parecia ter um fruto muito bom e colheu esse fruto. Ao fazer a comida para todos os profetas, e comendo eles, um dos moços gritou ao reconhecer que havia morte na panela.

Nem sempre uma comida preparada por um filho de profeta, e nem sempre uma comida que é dada por alguns profetas gera vida para outros profetas. Pode ser um laço de morte. Esse texto é conhecido como morte na panela! Quando Eliseu veio desesperado correndo e perguntando o que houve, responderam que os profetas iriam morrer, porque comeram uma comida envenenada.

Eliseu, imediatamente, colocou farinha na panela, e novamente deu a comida aos profetas e disse que, então, poderiam comer, pois da sua comida, alimentando-se, não morreriam. Existe a necessidade de o líder tirar o gosto da morte da boca do povo, da boca dos discípulos.

“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:14,15.

O texto de Tiago diz que cada um é tentado pela sua própria cobiça. Uma vez seduzido pela cobiça, a pessoa é, também, atraída por ela. A cobiça, uma vez concebida, dá à luz o pecado, e o pecado gera morte.

Tiago também ensina que, como filhos de Deus, não devemos nos enganar, pois tudo que é bom e perfeito vem do alto, vem dos céus.

“Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.” Tiago 1:16-21.

Por esse texto, aprendemos algumas lições:

Primeira – A unção da Palavra vence a cobiça

Quando recebemos a Palavra e a deixamos criar raízes em nossas vidas, vencemos a cobiça. Quem permite que a cobiça entre no seu arraial, com certeza, colherá derrota. Quando vemos hoje alguns líderes que pregavam maravilhosamente, e percebemos que algo se perdeu, ficamos a perguntar: o que aconteceu? Perderam a unção. A unção da Palavra quebra o jugo da cobiça.

Muitos filhos de Deus ficam presos à cobiça por não meditarem nas Escrituras e não conhecerem as promessas que o Senhor tem para cada um deles. É preciso compreender que Deus é um Pai que tem bênçãos para entregar para todos os que O buscam de coração.

Segunda - Ter a consciência de que é filho

Tiago diz que, segundo o Seu poder, Deus nos gerou. Aquele que é gerado de Deus vence a cobiça. A Palavra e a consciência de ser gerado de novo produzirão a ausência de desejo pela cobiça. Quem é nascido de novo não fica cobiçando o que não é seu.

No Reino, nada deve ser nosso por usurpação, mas por conquista de trabalho. As nossas conquistas devem vir através de trabalho, de pagar o preço, de proceder corretamente para com Deus! No Reino, as conquistas devem ser legítimas, respaldadas no princípio que diz que devemos trabalhar com o suor do rosto, comer do suor do rosto. Deus honra o desejo do nosso coração, mas isso quando esse desejo não está associado à cobiça.

Para você obter suas conquistas, deve saber qual a sua motivação. Deus não abençoa projetos que estão fora da Palavra e da unção do nascimento. Você precisa ser nascido de novo, ser gerado de Deus. Deus quer que você, neste momento em que lê este estudo ou em que é ministrado pelo seu líder, dê adeus à cobiça.

Não queria mais aquilo que não é seu. Se você não tirar o olho daquilo que não é seu, nunca verá o que Deus lhe deu e tem reservado para você. O que Deus está dando-lhe pode ser algo muito maior do que aquilo que você está desejando ou conseguindo ver.

Terceiro – Saber que você é primícia

Ser primícia é ter a bênção de se tornar o primeiro. Não é só a bênção de receber sete vezes mais. O Senhor disse que aquele que vence a cobiça torna-se primogênito e herdeiro de uma conquista que não tem medidas. Então, decida hoje entrar no mundo espiritual com as armas de Deus, para banir do seu território toda a cobiça que entrou na sua história. Declare que, ainda que tenha entrado de forma legal ou ilegal, saia em nome de Jesus. Você obterá conquistas legítimas.

É tempo de nos armarmos e nos unirmos para lutar contra a cobiça que entrou em nosso arraial e que insiste em permanecer nas células, nos discipulados, nas gerações, no louvor, na adoração, na dança, no Altar.

Todos nós entraremos nessa guerra e seremos beneficiados. Deus quer abrir o nosso entendimento para que vejamos que o que Ele tem para nos entregar, o céu, que é bem maior que tudo isso. Somos cidadãos dos céus. Venceremos a cobiça!

E a única maneira de começar a vencer a cobiça é entregando a sua vida a Jesus e reconhecendo o Seu Senhorio em sua vida.

E deixar o Espírito Santo de Deus habitar em você, deixá-lo te  tratar dia a dia, curando e restaurando os seus valores mais íntimos e puros segundo a Criação de Deus.

OERE COMIGO:

Senhor Jesus, eu entrego a minha vida em sua mãos, reconheço o teu Senhorio, teu sacrifício na cruz por mim e hoje te recebo como meu único e suficiente Senhor e Salvador. Cura-me de toda cobiça e toda a minha falha perdoa-me Senhor os meus pecados e enganos em nome e Jesus. Eu oro no nome Santo e precioso de Jesus Cristo meu Senhor.

DEUS ATE ABENÇOE... 

SER FELIZ OU SOFRER

 

Ao perguntar ás pessoas o que elas desejam da vida, é bem possível que a resposta seja ser feliz. Ninguém quer uma história baseada em sofrimento. Mas como ser feliz e desfrutar bons momentos de alegria e Paz mesmo diante das piores circunstâncias que se venha a enfrentar?

Neste estudo você verá que tudo é uma questão de escolha, que tanto a felicidade como o sofrimento passam, certamente:

• Pela disposição mental de como a pessoa vê e parecem as coisas,

• Pela maneira como reage às diferentes situações,

• Pelas atitudes que tomam no dia a dia,

• Pelas influências do mundo Espiritual,

• Aliás, quem o influencia? DEUS ou o diabo?

Você pode até ficar assustado e intrigado com esta pergunta, mas, por meio dos assuntos que abordaremos no decorrer deste estudo, entenderemos que muitas das atitudes das pessoas estão baseadas na sabedoria, na Fé ou na obediência a DEUS.

Ao contrário, são ações e reações que se parecem mais com as daqueles que não conhecem as verdades Bíblicas e desprezam os princípios básicos para uma vida saudável e feliz.

A REALIDADE DE UM SOFREDOR

Não é difícil traçar o perfil de uma pessoa que vive sofrendo. Em quase todos os casos, o comportamento desta pessoa inclui o PESSIMISMO, o constante REMORSO por causa de suas limitações e falhas, uma vida de INCREDULIDADE e/ou CONVENIÊNCIA COM O PECADO.

O SOFREDOR CRÔNICO É PESSIMISTA

Para os pessimistas, a vida só traz desgosto e insatisfação. Eles vivem reclamando e murmurando. A triste notícia dos jornais, que ressaltam o desemprego e a violência, são seus argumentos prediletos para a falta de esperança neste mundo.

E alguns até clamam ao SENHOR para que antecipe sua vinda e leve logo sua igreja. Tem gente que só vê desgraça e derrota. Sofre por antecipação, só da atenção as críticas e não conseguem superar nenhuma dificuldade.

 

SÃO AS PESSOAS QUE OLHAM PARA O CHÃO:

Lucas 13:10-13 – 10-  E ensinava no sábado, numa das sinagogas. 11-  E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. 12-  E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. 13-  E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.

Nós vemos uma pessoa que tinha um espírito de enfermidade, que não lhe permitia se levantar.

Há muita gente que só olha para o chão.

• Gente encurvada pela vida, pelos fracassos, pelas desilusões, pela falta de fé,

• Gente oprimida por cargas de anos e anos de sonhos frustrados.

A Palavra nos diz que se tratava de uma obra maligna que leva a viver sem otimismo, vejamos algumas estratégias malignas:

1. MATERIALISMO

Só olham para as coisas terrenas, para aquilo que se vê que se pode tocar apalpar.

Para vencer o materialismo com otimismo é necessário transcender as coisa deste mundo, crer na realidade ESPIRITUAL.

Ex. Marta e Maria, Lucas 10: 39-42  39  E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. 40  Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. 41  E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; 42  E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

2. NEGATIVISMO

Só olham para o pó, gente que tem a visão mais rasteira possível.

Nada dá certo para ele, não existem boas perspectivas, não existem sonhos, não existem desejos, não há vontades de alcançar as coisas do alto.

3. OPRESSÃO DO PECADO

O pecado e a culpa fazem as pessoas andarem cabisbaixas, envergonhadas ou na defensiva todo tempo. Quando nos arrependemos e entendemos o perdão de DEUS passamos a ter uma atitude OTIMISTA em relação a nós mesmos e ao nosso futuro.

Veja o Exemplo de Pedro em Mateus 26: 69-75 – 69  Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. 70  Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. 71  E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. 72  E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. 73  E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. 74  Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. 75  E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.

No livro de “NUMEROS – 13” ilustram bem o que pode resultar a atitude pessimista. Moisés ordenou que 12 homens fizessem um relatório completo sobre a terra prometida, antes de continuarem a caminhada.

Dez deles voltaram dizendo que dela mana leite e mel, era terra muito boa, contudo, HAVIA MUITOS GIGANTES, ninguém conseguira derrotá-los.

O pessimismo destes espias contagiou a milhões de pessoas que acabaram morrendo no deserto após 40 longos anos de peregrinação.

De toda aquela multidão, apenas dois espias JOSUÉ e CALEBE conseguiram entrar em CANAÃ e desfrutar as bênçãos do SENHOR, porque foram os únicos que acreditaram que o mesmo DEUS que libertou os ISRAELITAS da escravidão do Egito, era com eles e lhes dariam a vitória.

Esta passagem bíblica mostra como o negativismo é contagiante, prejudicando não somente o pessimista, mas todos que estão ao seu redor.

PODEMOS CONSTATAR ISSO NO NOSSO DIA A DIA.

O pai ou a mãe que só tem pensamentos negativos transmitem seu ponto de vista a toda a família. O pastor que só enxerga barreiras e as derrotas e por isso castigam os membros de sua igreja e limita a fé das suas ovelhas e frustra, até os planos de DEUS para seu ministério e o ministério da sua congregação.

O chefe derrotista influencia toda a equipe de trabalho e acaba sendo derrotado por si mesmo.

Para o pessimista, tudo se torna um empecilho, e acaba produzindo uma vida de fracasso. Este é o caso dos que criticam os filhos por terem tirado nove na prova da escola. Eles acham que seus filhos deveriam tirar sempre a nota máxima.

Se você tem se comportado assim, aprenda a não exigir demais de si e do seu próximo. Se voltar a sua atenção apenas para as falhas, em vez de avaliar também o que acertou, para obter um resultado melhor de uma próxima oportunidade, acabará sendo uma pessoa eternamente frustrada.

APRENDA A RELACIONAR-SE

Uma das melhores maneiras de você conhecer-se mais é por meio dos seus relacionamentos, que funcionam como um espelho, refletindo suas ações e reações diante das circunstâncias cotidianas.

Assim você descobrirá se é ciumento-(a) e dependente em excesso de alguém, se sabe lidar com as diferenças, se fica a vontade ou não ao expor-se em público, se é sensível ás necessidades e opiniões alheias, se é flexível e adaptável as novas situações.

Salomão Observou em Eclesiastes  4: 9,10 – 9-  Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10-  Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.

É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar, mas, se alguém esta sozinha e cai, fica em ma situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar.

Provérbios 18:1 – BUSCA satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.

Quem não gosta de estar na companhia dos outros membros do corpo de CRISTO, só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos.

O ser humano precisa ter amigos. Mas tem gente que é membro da igreja há 20 anos, e não conhece ninguém, não sabe nem o telefone de seu Pastor.

Diz que seu único amigo é o ESPIRITO SANTO. Como poderá, então, receber ajuda das pessoas se ninguém o conhece.

Muitos cristãos esquecem que dependemos uns dos outros. Fazemos parte de um corpo, o CORPO DE CRISTO .

A IGREJA É UM CORPO

Efésios  4:4-6 – 4-  Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5-  Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; 6-  Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Assim como o corpo humano possui diversos membros e órgãos indispensáveis, com funções distintas e complementares, o corpo de CRISTO é formado por pessoas com dons, talentos, características e funções diferentes. E todos são iguais em importância aos olhos do SENHOR. Romanos  2: 11 – Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

A IGREJA É FORMADA POR PESSOAS DIFERENTES, MAS QUE DEPOSITAM SUA FÉ EM UM SÓ DEUS.

APRENDA A FAZER O BEM – JESUS ilustrou o que a igreja deveria ser com 04 figuras muito interessantes:

1. LUZ DO MUNDO – Mateus 5: 14-16 - 14-  Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15-  Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16-  Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Neste texto, o que caracteriza o fato de a igreja ser luz seria a “Produtividade” do povo de DEUS com relação às obras concretas.

Morais – Gálatas 5: 22 – Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Sociais – João 3: 17-18 – 17-  Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18-  Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

NO ENTANTO TEMOS QUE FAZER DISTINÇÃO ENTRE OBRAS E POLÍTICA

EFÉSIOS – 2: 10 e MATEUS – 25: 31-40

2. SAL DA TERRA  Mateus 5: 13 – Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

O sal serve para dar gosto, você é o tempero que DEUS colocou no mundo para dar gosto à vida das pessoas e contaminá-las com tempero da SALVAÇÃO.

O sal também provoca sede, deste modo nossas vidas devem causar sede de DEUS no mundo saciando a sua sede com a PALAVRA de SALVAÇÂO.

3. SOMBRA E NINHO  Lucas 5: 13 – E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.

DEUS tem suas aves que estão no mundo e as portas de nossas igrejas, e como seus eleitos nós a igreja devemos oferecer SOMBRA e CONFORTO a esses filhos de DEUS.

4. FERMENTO QUE SE EMBRENHA NA MASSA – Lucas 13: 20,21 – 20-  E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus? 21- É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.

O plano de DEUS é que a igreja tenha um papel “CONTAGIOSO”, que possa influenciar com fé e salvação, quem com ela tem contado. Lucas 10: 30-37.

A expressão bom SAMARITANO, passou a ser usada para designar a pessoa que pratica boas acções a favor de outros, movido pelo AMOR, pela compaixão, pela fé e pela obediência a CRISTO, que sintetizou a lei de DEUS em duas máximas.

AMARÁS A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS A AMARÁ AO PROXIMO COMO A TI MESMO.

COMEMORE CADA VITÓRIA EM SUA VIDA

Para ser feliz, além de evitar posturas que atraiam rejeição e sofrimento, é preciso conhecer-se e se relacionar-se bem com outras pessoas, você deve aprender a celebrar cada vitória e conquista por menor que sejam.

OS BENEFÍCIOS DO BOM ÂNIMO

O ser humano feliz segundo os especialistas fica mais:

• Saudável

• Melhora o sistema imunológico

• Levanta a moral

• É fundamental na recuperação da alta estima, depois de grandes traumas.

• A alegria é tonificante e rejuvenescedora

Provérbios 15: 13 – O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.

Salomão observou que: o coração alegre aformoseia o rosto. Quem sorri fica mais bonito, simpático, atraente, sorrir evita rugas e a sensação de cansaço.

Como isso funciona? Quando a pessoa sori, o cérebro aciona a produção da endorfina, uma substância química que alivia a dor e atua como calmante natural, dando a sensação de bem-estar físico e emocional e despertando um novo ânimo para viver e enfrentar as circunstâncias.

O QUE RECOMENDA A PALAVRA – II Tessalonicenses 2:17 – Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.

Encham o coração de vocês de ânimo e se tornem fortes para fazerem e dizerem tudo o que é bom!

Provérbios 14:30 – O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.

O ânimo sereno é a vida do corpo, foque o lado positivo da vida, das pessoas. Seja uma pessoa animada, confiante, creia que DEUS está com você e que a sua alegria é a nossa força.

NÃO SUCUMBA AS EMOÇÕES NEGATIVAS

Todos têm o direito de chorar, ficar triste e angustiado, mas não podemos fazer destes sentimentos seu modo de vida. Até JESUS vivenciou momentos de angústia: Mateus 26:36-38 – 36-  Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. 37-  E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. 38-  Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.

SE ENTREGUE AO SENHOR

Essa é uma escolha muito importante que a pessoa tem de fazer, existe uma lacuna a ser preenchida na vida do homem que só o SENHOR pode ocupar, é um vazio que as noitadas, o álcool, a prostituição, o isolamento, o egoísmo não podem e não vão nunca preencher.

Você precisa confiar a direção de sua vida a DEUS:

• Só o SENHOR pode perdoar o homem

• Mudar seu caráter

• Livrá-lo da morte e do inferno

• Conceder-lhe a vida eterna João 14:6.

O caminho para DEUS é seu filho JESUS CRISTO, quando alguém o aceita como seu único e suficiente SALVADOR, acontece três coisas magníficas, que só JESUS pode operar.

1. TRANSFORMAÇÃO II Coríntios 5:17, Paulo afirma se alguém esta em CRISTO, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Paulo se refere à profunda transformação decorrente da presença de JESUS em nossas vidas, e o seu ESPÍRITO, passa a habitar no coração da pessoa que se entrega a Ele.

UM NOVO NASCIMENTO

A pessoa passa a ser gerada de novo, desta vez pelo ESPÍRITO DE DEUS para uma nova vida. I Pedro 1: 23.

Esta não é uma simples transformação ou modificação de comportamento como, por exemplo:

• A participação de tal pessoa nos cultos

• O fato de andar com a Bíblia debaixo do braço

• Colocar um adesivo cristão no carro

• Ou falar do que JESUS faz e pode fazer.

JESUS opera acima de tudo uma transformação na mente, que pode ser notada com a mudança de modo de:

• Pensar • Falar • Sentir • Querer • De agir e reagir

Romanos 12:2. Tal mudança permite que a pessoa abandone vícios, pecados, velhos hábitos. Ex. Brigar com o marido e ou a esposa, falar mal do vizinho, ser irresponsável, mentir.

Passa a amar de forma genuína, ela se torna uma pessoa:

• Compreensiva • Tolerante • Bondosa • Per doadora • Cooperadora • Compartilha Dora do amor • Frutífera, ganhadora de almas para JESUS pelo seu novo bom testemunho.

O SENHOR disse: Mateus 5:8 – Bem aventurados os limpos de coração porque verão a DEUS. Para isto, você precisa desligar-se das coisas deste mundo e apegarem-se as CELESTIAIS, pois estas pessoas não pertencem mais a este mundo você se tornou um cidadão do CÉU.

2. LIBERTAÇÃO

Outra conseqüência na vida daquele que crê e aceita JESUS como seu SALVADOR.

Ele prometeu: João 8:32-36 – Só JESUS salva, perdoa e liberta o homem do pecado e da influência de satanás Ele é o único caminho. Aquele que não é liberto não foi gerado por DEUS possui ainda a natureza carnal de Adão. Uma natureza pecaminosa sujeita á operação de erro.

Romanos 8:20 – Quem nasceu de novo não esta sob a lei do pecado, e sim sob a atuação do ESPÍRITO SANTO. Isso não significa que a pessoa salva não tenha mais a velha natureza, mas que a carne pode ser sujeita ao espírito.

A PALAVRA É CLARA Atos 4: 12 – E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Nossa maior necessidade é a SALVAÇÂO da nossa alma, que esta separada de DEUS por causa da morte espiritual transmitida a toda humanidade quando Adão e Eva pecaram e foram privados da presença de DEUS.

Desde então a vida humana tem sido marcada pela insatisfação, pelas lutas, enfermidades e morte.

Por seu amor incomparável, DEUS amou o mundo de tal maneira, que enviou seu filho amado João 3:16.

Na verdade eu e você é que deveríamos ter enfrentado a tortura, a dor e o sofrimento da morte de cruz. Deuteronômio 21:22-23.

Mas a escolha de entregar a vida a JESUS essa sim é nossa, temos livre arbítrio para agir conforme a nossa vontade e conseqüentemente enfrentarmos as conseqüências, de nossas escolhas por mais cegas que sejam. Ou vivermos de acordo com a vontade de DEUS, clara em sua Palavra, e sermos abençoados.

JESUS não enganou a ninguém veja em João 16:33 – Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Isso significa que viver de acordo com a Palavra não nos isenta de adversidades, nem da dor, mas garantirá poder, ânimo, e socorro Divino para vencermos todas as nossas provas, tribulações e conquistarmos o prêmio da nossa soberana vocação em CRISTO JESUS.

Na presença do Pai há:                                                                                  

• Paz • Segurança • Provisão • Alegria • Vida

VOCÊ QUER UMA VIDA DE FELICIDADE OU DE SOFRIMENTO?

Quer ser feliz e vitorioso de verdade, entregue sua vida a CRISTO. Se você esta desviado dos caminhos do SENHOR, certamente tem vivido sob maldição do pecado em tristeza e aperto.

Não adie mais a decisão de voltar. O SENHOR tem prazer em perdoar JOEL-2:13, Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande e beneficência.

Se você nunca teve um encontro com JESUS, não sabe exatamente o que está perdendo, peça ao SENHOR para lhe revelar

ROMANOS-10:8-11

SE ENTREGUE A ELE, AFINAL QUAL E A SUA ESCOLHA: “FELICIDADE OU SOFRIMENTO”

DEUS TE ABENÇOE...

 

O VERDADEIRO DISCIPULADO

Lucas 14:25-33 – 25-  Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: 26-  Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27-  E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. 28-  Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? 29-  Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, 30-  Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. 31-  Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? 32-  De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. 33-  Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

O QUE É DISCIPULADO ?

Em hebraico "limmudh", aprendiz. Discípulo é aquele que aprende, assimila e segue os conselhos do seu mestre, com disciplina, visando aplicar os conhecimentos adquiridos de modo prático e eficiente, em consonância com o aprendizado ministrado. No mundo antigo, os filósofos gregos e os rabinos judeus reuniam-se em torno de si.

Ser discípulo é mais do que um "aprender, assimilar e praticar mecânico: É VIVER...

1- O DISCIPULADO DE JESUS É QUANTITATIVO E QUALIFICATIVO.

Não apenas quantidade e entusiasmo, mas seriedade de propósito e consciência da vocação. (veja V-25)

2- AS CONDIÇÕES PARA O DISCIPULADO.

 JESUS tem que ser o maior AMOR... (V-26)  Mateus 10:37 – Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.  Muitos deixam o discipulado por causa das ligações afetivas. JESUS não manda deixar de amar, mas diz que Ele tem que estar em primeiro lugar.

O morrer diário deve ser o estilo de vida (V.27), naqueles dias seguir a JESUS implicava riscos. Não é a morte do "EU", mas do egoísmo, isto é priorizar o SENHOR perante tudo, inclusive diante de Si mesmo.

 

3- REFLEXÕES SOBRE O DISCIPULADO. (V.27-31)

É um alto investimento (V.27-29) viver a vida cristã é como construir uma torre: só termina no fim do plano. Muitos abandonam no inicio. É uma guerra na qual só se entra para vencer (V.31).

O discipulado é uma guerra contra os principados e contra a carne. É preciso estar preparado para a batalha, à palavra chave do discipulado é RENÚNCIA.

Só se permanece no caminho de discípulo quando houver RENÚNCIA. A renúncia é o fator de Vitória da vida Cristã. (V.33).

Quando se Renuncia, adquirem-se meios para "Construir a Torre" e criam-se recursos para vencer. Nos acreditamos no princípio do discipulado um a um (não apenas grupos de discipulados) onde todos os membros estão não apenas sendo discipulados, mas fazendo discípulos.

DEUS ABENÇOE O SEU DISCIPULADO.

"DISCIPULADO" Mateus-16:24 – Jesus diz: Se você quiser, vir após mim RENUNCIE-SE a si mesmo tome a sua cruz e me siga.

Isto quer dizer:

1. Decisão 2. Renúncia 3. Aceitação

DECISÃO - Provérbios-16:33 – A sorte é lançada no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão.

RENÚNCIA - Lucas-14:26 – Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Podemos não ser compreendidos pela família. E talvez ir contra nossas próprias convicções.

DEIXAR TUDO - Lucas-14:33 – Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

O que acredito  

O que sonho

O que considero o melhor para mim.

PERSEVERAR  João 8:31 – Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.

Obediência!

Ter o caráter de "DEUS" através do seu filho JESUS.

FRUTIFICAR - João-15:8 – Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Seremos reconhecidos por nossos frutos.

O QUE APRENDEMOS COM ISSO

A recebermos: Conhecimento Espiritual Oséias-6:3 – Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Conhecer a DEUS !  

Garante a sua saída!

JESUS nos rega com chuvas de benção!

Há VITÓRIA

Como a água restaura a terra seca e lhe renova, firmam raízes profundas, gera vida, dá frutos. Assim é o conhecimento Espiritual em nossas vidas.

Luz Espiritual - João-8:12.

Você nunca mais andara em trevas!

Aonde você chegar chega junto a Luz de JESUS!

Orientação Espiritual - João-10:27.

Intimidade com JESUS!

Ouvir a sua Voz!

Andar com JESUS!

Honra Celestial - João-12:26.

Quem o segue, também o serve, onde você estiver o Senhor JESUS estará, e o Pai lhe honrará.

Exemplo Divino- I Pedro-2:21.

Siga as pisadas de JESUS, você vai terminar reinando.

E AO QUE VENCER!

Conhecimento – Apocalipse. 2:7.

Vida eterna - Apocalipse. 2:11.

Um novo nome - Apocalipse. 2:17.

Poder sobre as nações - Apocalipse. 3:5.

Reconhecimento  Apocalipse. 3:12.

O nome e o sobrenome de JESUS! Apocalipse. 3:21.

Você vai REINAR COM CRISTO.

DEUS TE ABENÇOE

AS MARCAS DE UMA VIDA

Gálatas 6:17 – Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.

O QUE SÃO CICATRIZES:

Sinal ou vestígio de destruição ou dano. Lembrança ou impressão duradoura de um golpe tanto físico, como moral, ou psicológico.

Muitas cicatrizes podem desaparecer com a cirurgia plástica, nunca, porém, desaparecendo o trauma. Eu e você também trazemos em nós as nossas marcas, que causam tristeza, dor, agonia, sofrimento quando nos lembramos das nossas experiências e as marcas que elas deixaram em nós.

Paulo foi um homem muito marcado, falando das cicatrizes sofridas pelas perseguições que lhe foram mais significativas do que a marca da circuncisão, a qual o afirmava como judeu. Ele diz, com isso, que as cicatrizes que a vida nos impõe desaparecem diante da marca do Evangelho de JESUS nas nossas vidas.

A vida as pessoas, os sentimentos, os pecados, e muitas vezes nós mesmos fazemos coisas e tomamos decisões em nossas vidas que deixa marcas na gente, as quais, ás vezes, gera cicatrizes que não se apagam; mas DEUS pode apagá-las com a marca do seu AMOR revelado na cruz.

VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS DE MARCAS DA VIDA

 Os senhores marcavam seus escravos.

 O tempo marca com rugas e com a velhice.

A discriminação marca as pessoas de cor, raça, crédulos, opções diferentes.

 A doença marca nossas vidas.

MARCAS DO PECADO

O pecado marca as vidas que a ele se submetem.

Mentira, Drogas,  Prostituição,  Álcool,  Adultério,  Roubo,  Traição.

COMO AS MARCAS PODEM SER TIRADAS?

As marcas da vida e do pecado podem ser tiradas ou transformadas em nome de JESUS. Ele levou as marcas do nosso pecado para que ficássemos limpos.

Algumas marcas geradas pela vida não podem ser tiradas, mas uma cicatriz feia pode se tornar bonita, através do ESPIRITO.

Um velho rabugento pode se tornar um sábio ancião; um escravo encontra libertação no SENHOR.

Escravo das drogas, da mentira, da prostituição, da avareza, do engano, etc. Para DEUS não existe acepção de pessoas, nem de cor, nem de status social, Atos - 10:34 –  Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.

Um doente pode fazer da sua cicatriz um motivo de testemunho. A prostituta pode se tornar mulher virtuosa Raabe - Josué - 6:25 –Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.

Quem roubava pode se tornar generoso e solidário para com o próximo Zaqueu - Lucas - 19:1-10.

Quem adulterou pode encontrar perdão e reaver sua autoridade  como foi com Rei Davi  Salmo - 51.

Quem traiu pode se reconciliar Pedro  João - 18:17,18,25,27.

CONCLUSÃO:
Para tirar ou transformar as marcas precisamos nos dispor a:

Mostrar a Ele as nossas marcas da vida.  Abra seu coração a DEUS lhe confesse seus pecados, atos e atitudes que o {a} levaram a fazer coisas que lhe causaram marcas profundas, ou perdoar as pessoas que lhe causaram também outras marcas, lembre-se o perdão lhe libera par também ser perdoado.

Mostrar arrependimento por nos deixar marcar pelos pecados.  Se derrame no altar do SENHOR mostre a ele que você baixou todas as suas guardas que esta despido do seu eu, da sua arrogância, reconhecendo a sua total dependência Dele .
 Crer no poder purificador de JESUS. 
 O que é impossível par o homem é possível a DEUS.

JESUS é poderoso para fazer infinitamente mais além do que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que ópera em nós.Efésios  3:20.

Creia que o mundo pode marcar as pessoas, mas para DEUS só existe a marca da SALVAÇÃO, quando aceitamos a JESUS.

A única forma de apagar as cicatrizes feitas pela vida e pelo pecado é se deixando marcar por JESUS.

Ore assim comigo: SENHOR JESUS eu peço perdão por tudo que permite que vida, as pessoas, o pecado, deixassem em minha vida tantas marcas eu também peço perdão pelas marcas que eu causei no meu próximo com minhas atitudes, vontades, e pecados que cometi.

Eu reconheço a minha dependência de Ti SENHOR e te convido a entrar em minha vida e curar todas as marcas que eu tenho em mim, e também as que causei através da minha vida.

Eu tomo posse da tua morte na cruz para que eu tivesse vida e uma vida abundante. Eu te recebo hoje como meu único e suficiente DEUS reina em minha vida meu SENHOR JESUS.

Se você fez esta oração procure uma igreja evangélica mais próxima de sua casa e seja muito feliz e abençoado {a}. Na presença de DEUS.

Lembre-se  O MELHOR DE DEUS ESTA POR VIR ISSO É SÓ O COMEÇO 

EU TE AMO EM CRISTO, DEUS TE ABENÇOE. 

 

ESCOLHIDOS POR DEUS

Deuteronômio 7:1-11 – 1-  QUANDO o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; 2-  E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; 3-  Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; 4-  Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. 5-  Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura. 6-  Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra. 7-  O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; 8-  Mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito. 9-  Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. 10-  E retribui no rosto qualquer dos que o odeiam, fazendo-o perecer; não será tardio ao que o odeia; em seu rosto lho pagará. 11-  Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir.

Você gosta de ajudar?

Você gosta de prestar qualquer tipo de assistência ao próximo?

Uma das melhores formas de se viver a vida é em serviço ao próximo. Quem vive assim, demonstra MATURIDADE, pois luta contra o egoísmo, tão comum na sociedade, que leva as pessoas a se preocuparem apenas consigo mesmas.

Como podemos ver, DEUS escolhe e chama pessoas. E isso com um objetivo definido: Que esta pessoas possam servi-lo no mundo.

Não há duvidas que se trata de um PREVILÉGIO tremendo receber este chamado Divino para serviço útil e criativo na sociedade.

Capitulo 4, notamos uma mudança na seqüência até então apresentada, os capítulos 5 e 6 falam sobre os requisitos exigidos por DEUS na aliança que Ele tem com seu povo.

Já no capitulo 7 Ele trata sobre os obstáculos que Israel iria enfrentar na nova terra para viver a aliança com fidelidade.  Por isso no versículo 1 apresenta uma lista de sete nações que não viviam a aliança com DEUS. Israel recebe ordens de como se relacionar com estes povos {V. 2-5}.

Naturalmente hoje devemos entender tais instruções, que inclinam a guerra, a luz da cultura e da situação que o povo vivia na época.

Hoje devemos usar estes ensinamentos de uma forma tão conclusiva como no passado, afinal os inimigos continuam agindo da mesma forma, tentando nos desviar do alvo, nos contaminar com seus costumes, nos afastar da presença de DEUS.
A um ponto de extrema importância é o povo de Israel no passado e nós hoje, fomos escolhidos por Deus.

Quero deixar, algumas perguntas no ar:

1. ESCOLHIDOS POR QUE?

2. ECOLHIDOS PARA QUE?

A palavra ensina que: Foram escolhidos sem qualquer mérito próprio, podemos ver isso em. Deuteronômio - 7:7, de fato avia muitos outros povos no mundo, mais preparados e capacitados para realizar o serviço.

O EGITO, por exemplo, era a super potencia da época.

OS CANANEUS eram mais adiantados e conheciam as melhores tecnologias da época. Outras civilizações mais antigas e mais desenvolvidas já haviam se levantado sobre a terra.

Mas aprouve a DEUS, escolher um grupo inexpressivo e deste grupo insignificante e desprezível, formar uma nação.

Quantas vezes não nos pegamos nos achando incapazes, pequenos, fracos, despreparados, e assim mesmo com a responsabilidade de levar a Palavra de Salvação, Cura, Libertação. Vejamos alguns exemplos, como os que vemos e sentimos como os nossos mesmos hoje:

GIDEÃO, ele mesmo se descreve como o mais insignificante da casa de seu pai Juízes-6:15, mas mesmo assim foi  escolhido por DEUS para livrar seu povo da opressão dos Medianitas.

DAVI, era casula dos filhos de Jessé, não tinha porte físico como seu irmãos mais velhos, mas foi escolhido de DEUS para ser Rei.

JESUS, escolheu alguns homens simples e sem instrução para serem apóstolos, Atos 4:13, a esse respeito o apóstolo Paulo diz aos Coríntios, disse que DEUS escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se vanglorie na presença de DEUS. I Coríntios 1:28,29.

Os filhos de DEUS receberam um chamado muito especial. Não há nenhum mérito em quem recebe esse chamado. Tal fato deve ser recebido com humildade, alegria e gratidão.

Tanto o povo de Israel como você foram:

ESCOLHIDOS POR OBRA DO DIVINO Deuteronômio-7:8, diz que DEUS escolheu Israel por que os amava.  A razão não esta nos homens e sim no AMOR de DEUS por nós, DEUS nos ama e nos escolheu para estarmos em comunhão com Ele.

Foi por este mesmo amor que DEUS enviou seu filho Unigênito João-3:16. Por amor DEUS honrou a promessa que séculos atrás fizera aos patriarcas.

Por amor libertou Israel da escravidão do Egito.

Por amor à você, te escolheu e irá terminar na sua vida, a obra que Ele iniciou, DEUS É FIEL...

FOMOS ESCOLHIDOS PARA SERMOS BENÇÃO

Em Deuteronômio 7:6,8 diz, Porque és povo santo ao SENHOR teu DEUS, o SENHOR teu DEUS te escolheu.

O SENHOR não te escolheu por que você é bom, tem olhos lindos, fala vários idiomas, é estrema mente inteligente: O SENHOR te escolheu por que Ele te AMA.

O SENHOR te escolheu para guardar o juramento que fizera aos nossos pais. O SENHOR te tirou com mão poderosa do mundo, das drogas, da bebedeira, da prostituição, da idolatria, etc. Porque Ele confia em você, ainda que o mundo não acredite e nem confie em você, DEUS acredita em você e esta investindo em você na sua vida.

DEUS escolhe e chama por que te ama.

DEUS TE CHAMA COM UM PROPOSITO

Que aqueles que Ele chama se tornem seu povo. Você é povo de DEUS, herdeiro e co-herdeiro com CRISTO.

Quem recebe o chamado de DEUS, não pense que é só benção e privilégios, também haverá bênçãos, mas a primeiro um propósito nesta chamada.

DEUS não chama ninguém para ficar de braços cruzados, sem fazer nada.

A vocação Divina para o escolhido é de serviços uteis e responsáveis, em prol do Reino de DEUS, João 15:16  –   Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

O povo de DEUS é chamado para ser benção no mundo, por isso e para isso o povo de DEUS deve interceder anunciar o Evangelho com PALAVRAS E AÇÕES, e viver os valores do Reino de DEUS, para ser uma benção viva no mundo.
Nós temos uma responsabilidade a executar e uma missão a viver na sociedade. Este é o resultado do nosso chamado.

Às vezes ficava me perguntando, como eu um pecador, poderia ser chamado e escolhido por DEUS para levar a sua Palavra. Não tinha conhecimento nenhum, não sabia nem se quer ser um cristão, fugir do pecado, da aparência do mal.

É quando o SENHOR em sua infinita misericórdia nos diz: Não que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa, como se partisse de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de DEUS.

Ele nos fez também capazes, de sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do ESPIRITO; pois a letra mata, mas o ESPIRITO vivifica. II Coríntios 3:5,6.

Meu amado irmão, sim você que esta lendo aqui no Blog ou ouvindo pela radio agora esta mensagem que DEUS preparou para nos unir, para nos colocar em comunhão através de seu ESPIRITO. Creia que o SENHOR confia em você, eu confio em você, se não sabe como começar, entre em contato com nosco e vamos juntos levar a Palavra de Vida e Salvação que há no nome de JESUS.

DEUS TE ABENÇOE... 

NOVO NASCIMENTO

Que tipo de evangelho está se vivendo hoje?

Eu me perguntei durante algum tempo o que é nascer de novo, ter um novo nascimento. Vejamos o que é nascimento: Nascer é vir à vida; é começar a viver.

Encontrar a JESUS é RENASCER, não apenas no que se refere ao nascer de novo, mas, sobretudo, ao nascer para uma nova vida. Este termo caracteriza a conversão, ou seja, a mudança de direção, eu andava e fazia coisas que com a minha conversão deixei de fazer.

Conversão é a consciência da verdade do evangelho, seguida da decisão de tornar-se um cristão.

João 3:1-21 – 1-  E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2- Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és  Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 3- Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4- Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5-  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6-  O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7- Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 8-  O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. 9- Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? 10-  Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? 11- Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. 12- Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?  13- Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. 14- E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15- Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16- Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17- Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18- Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19- E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20- Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 21- Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Quero lhes dar um exemplo: Nicodemos tinha consciência teológica, mas não tinha tido a experiência da conversão João-3:2. Como muitas pessoas hoje têm certeza que conhece a DEUS, que Ele vive em sua vida, mas nunca tiveram uma experiência de conversão, se entregar a DEUS sem reservas, sem os sis, e os porquês da vida. Sendo assim à uma necessidade, de uma real experiência de novo nascimento.

1. VEJAMOS O QUE NÃO É NOVO NASCIMENTO?

Não é reencarnação {v.4} Nascer de novo não significa nascer outra pessoa, com outra vida, numa outra existência; mas, é deixar nascer à pessoa que DEUS quer que você seja para a vida que Ele planejou lhe dar.

Não é uma mudança natural {v.4}. É interior, proveniente do Espírito e brotando na alma.

2. AGORA O QUE É O NOVO NASCIMENTO?

É arrependimento {v.5}: É a consciência do pecado, mostrando que a vida longe de DEUS de nada vale.

È obra regeneradora do ESPIRITO SANTO  VEJAM.

Tito-3:4-5 – 4-  Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, 5-  Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.

Ezequiel 36:25-27 – 25- Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. 26- E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27- E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.  É abrir a janela da esperança para você mesmo.

3. COMO ACONTECE O NOVO NASCIMENTO?

JESUS responde nos versículos de 11 a 15, mostrando que é por meio da internalização do plano de DEUS, como também do sacrifício de JESUS, além do livre-arbítrio do homem.

4. QUAL A IMPORTANCIA DO NOVO NASCIMENTO?

- O amor de DEUS {v.3b,16}.

- Porque é necessidade universal {v.7} e plural {importa-vos}: é para todos; ninguém esta isento.

- Porque é realidade histórica {v.12}: porque a salvação planejada no céu concretiza-se na terra.

5. BENÇÃOS DO NOVO NASCIMENTO

- Salvação {v.15-17}: Nova perspectiva de vida.

- Absolvição do julgamento (v.18); Romanos 8:1,2,33 – 1- PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2- Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 33- Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.  O velho homem foi julgado condenado. JESUS, porém, pagou o preço, cumprindo a pena, a fim de que o homem fosse absolvido.

- Atração para a luz {v.20,21}. Prática do Evangelho.

- Apresenta frutos morais positivos {v.21}.

O novo nascimento é mais do que uma consciência sobre o plano de DEUS através do Messias; é uma tomada de posição dentro deste plano, cuja conseqüência é a encarnação do evangelho de JESUS.

Ele nos deixou exemplos, de tudo na sua palavra, como agir, como nos posicionar diante de adversidades, como tratar as pessoas e as nossas diferenças, como ser simples como Ele, como ser humilde, como amar, e acima de tudo a buscar o que nos falta na pessoa de seu Santo ESPIRITO.

Conta-se que um cangaceiro nordestino dos mais brabos se converteu.
Um dia foi parado por um grupo de cangaceiros que o abordou dizendo:

- É verdade que você agora é bíblia ?

- É verdade sim.

- Nós não acreditamos. Logo você? Você esta é querendo fugir do grupo!
Tá negando fogo! Deixa disso e vamos lá!

- Não vai dar respondeu ele, Eu realmente me converti, eu nasci de novo.

- Então prova que você é crente. Canta uma musica destas de crente.

Então aquele homem conhecido pela crueldade, com porte valente e cicatrizes no rosto começou a cantar o único corinho que sabia.

- Sou uma florzinha de JESUS, abro a boquinha para cantar, fecho os olhinhos para orar

Bem diante disto ficou claro para todos que aquele homem realmente tinha nascido para uma outra vida completamente diferente da anterior. Nós também já passamos por isso em nossa caminhada com JESUS. Deixamos para traz o velho homem, por isso temos que ter e tomar atitudes como a do cangaceiro e provar até para nós mesmos que nascemos de novo, e que as coisas velhas já ficaram para traz em nome de JESUS.

Que evangelho estamos vivendo hoje?

Mas se você que esta lendo esta mensagem e nunca entregou sua vida a JESUS, faça-o agora como Nicodemos, abra seu coração e o convide a entrar e mudar a direção que sua vida estava levando, faça sua conversão para uma vida abundante em CRISTO JESUS, comece hoje, agora a andar em novidade de vida.

Ore assim: Senhor Jesus eu peço perdão pelos meus pecados e por ter levado uma vida tão sem sentido e triste. Eu te recebo hoje como meu único e suficiente Senhor, eu reconheço teu sacrifício naquela Cruz por minha vida, eu recebo agora o seu amor em minha vida. Quero andar na luz contigo, quero ver frutos da minha transformação.

Eu oro em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém, Amém e Amém. 

DEUS TE ABENÇOE...